O governo japonês vai desembolsar 250 milhões de dólares norte-americanos para financiar as obras de reabilitação do porto de Nacala na província de Nampula, região norte de Moçambique.
Segundo o jornal "O Pais", citando uma fonte da direção do porto de Nacala, as obras que arrancam no final deste ano irão decorrer de forma faseada e consistirão na reabilitação e construção de novas infraestruturas.
No âmbito deste projeto será feita a dragagem do cais norte, aterro e nivelamento do cais sul e a construção do terminal portuário provisório e o ramal ferroviário, entre outros empreendimentos.
Depois de execução deste projeto o porto de Nacala vai aumentar a sua capacidade anual de armazenamento de carga dos atuais dois milhões de toneladas para cerca de seis milhões e de 75 mil contentores para 250 mil.
A capacidade de atracagem de navios também vai conhecer um incremento passando dos atuais 75 para mais de 180 navios anuais.
Esta será a primeira vez que o Porto de Nacala, o maior porto de águas na costa oriental de África por possuir águas profundas, irá beneficiar de obras de reabilitação de raiz nos últimos 40 anos.

in África 21