PORTUGAL foi o país que mais investiu em Moçambique durante os primeiros seis meses do ano, segundo o Centro de Promoção do Investimento (CPI) do país.
Evaristo Cumbane, do departamento de marketing e informação do CPI, revelou ao site noticioso Macauhub que o investimento directo de Portugal ascendeu a 58,9 milhões de dólares (cerca 44,3 milhões de euros).
Depois de Portugal surgem Itália, Espanha, China e África do Sul com investimentos da ordem dos 22,4 milhões de dólares, cerca de quatro vezes mais do que em igual período de 2009.
Portugal ocupou em 2009 o segundo lugar da lista dos maiores investidores em Moçambique, atrás da Noruega. O primeiro-ministro José Sócrates esteve em Março em visita oficial ao país acompanhado de meia centena de empresários lusos.
Cumbane revelou ainda que no primeiro semestre do ano foram aprovados 110 novos projectos de investimento avaliados em 600 milhões de dólares, com o sector agrícola a receber a maior fatia da verba. A expectativa é que estes criem sete mil postos de trabalho.

IN JORNAL NOTÍCIAS