A mostrar resultados 1 a 4 de 4

Tópico: Pós-Graduações/Formação

  1. #1
    Membro Júnior
    Data de Registo
    Jan 2010
    Mensagens
    6

    Padrão Pós-Graduações/Formação

    Boa noite,

    Em primeiro lugar quero dar os parabéns pela iniciativa e faço votos para que este fórum seja bastante visitado e participativo.

    Em segundo lugar, gostaria de saber opiniões acerca de cursos de pós-graduação em hidráulica em Portugal. Pretendo frequentar um curso do género e gostaria de saber quais me recomendariam.

    Finalmente, gostaria de saber que opinião têm da ANQIP (Associação Nacional Qualidade das Instalações Prediais)? Pergunto porque penso em inscrever-me na mesma. Será que, à semelhança, da certificação energética, esta associação irá avançar para a certificação hídrica de projectos de ágaus e esgotos? As formações deles valem a pena?

    Cumps.

  2. #2
    Membro Efetivo Avatar de Valter Brito
    Data de Registo
    Jan 2010
    Empresa
    Teixeira Duarte SA
    Mensagens
    56

    Padrão

    Apesar de ter alguns associados de relevo, é uma associação ainda relativamente recente e por isso não prevejo que possa oferecer certificação num futuro próximo. Além disso existe uma variedade de associações e fundações com propósitos semelhantes, bem mais apetrechadas para o fazer. Relativamente aos cursos, pelo que sei são de qualidade, até porque alguns são leccionados em associação com a Ordem dos Engenheiros, a Universidade de Coimbra e a ACIV.
    No que diz respeito a pós-graduações em hidráulica, a escolha é vasta. Qualquer Universidade de topo, Técnico, Porto ou Coimbra têm cursos de pós graduação de grande qualidade em diversas áreas da hidráulica. Por exemplo este do Técnico https://fenix.ist.utl.pt/cursos/dfaeoh.

  3. #3
    Membro Júnior Avatar de leandrorib
    Data de Registo
    Jan 2010
    Mensagens
    14

    Padrão

    A AQUIP tem avançado com algumas iniciativas interessantes. E se realmente ainda não tem capacidade de certificação, avança a passos largos para tal, como mostra a noticia seguinte


    ANQIP lança modelo de Certificação e Rotulagem da Eficiência Hídrica para Chuveiros e Sistemas de Duche
    Numa família de 4 elementos, a adopção de produtos certificados pela ANQIP permitirá uma poupança anual, em água e energia, na ordem dos 380€.
    Com o objectivo de mostrar ao consumidor a eficiência de artigos como chuveiros e sistemas de duche, a ANQIP, Associação Nacional para a Qualidade das Instalações Prediais, vai lançar um protocolo que prevê uma Certificação e Rotulagem da Eficiência Hídrica destes produtos. Este sistema, a ser implementado ao longo do último trimestre de 2009, vai apresentar uma classificação semelhante à dos electrodomésticos, sendo que a rotulagem varia entre o A++ (o mais eficiente) e o E.
    O modelo de Certificação e Rotulagem de Eficiência Hídrica de Chuveiros e Sistemas de Duche, que abarca as cabeças de duche, bicha e conjunto de torneira, trata-se de uma classificação que tem em conta o consumo de água e energia destes artigos.

    A adesão das empresas a este sistema de certificação e rotulagem da ANQIP, que permitirá uma poupança de cerca de 380€, anualmente, em termos de água e energia, a uma família de 4 elementos, é feita de forma voluntária e consensual, assente num conjunto de Especificações Técnicas levadas a cabo pela ANQIP. Além disso, este protocolo reveste-se de grande importância em Portugal, uma vez que a ineficiência em termos de poupança de água representa 0,65% do PIB

    Este mesmo protocolo é já usado noutros países, como os Estados Unidos, Países Nórdicos, Austrália, Japão, Reino Unido, entre outros, sendo que Portugal é pioneiro, em termos europeus, ao estabelecer uma rotulagem do tipo energético, por letras.

    A ANQIP apresentou já anteriormente um outro protocolo, o Sistema de Certificação e Rotulagem da Eficiência Hídrica nos Autoclismos, ao qual aderiu já 70% do sector (um total de 96 modelos abrangidos por este modelo). A lista dos modelos certificados pode ser consultada no site da ANQIP (index). Está ainda previsto aplicar este protocolo às torneiras e a outros dispositivos. Estas acções demonstram a preocupação da ANQIP em preservar o ambiente e recursos hídricos, até porque actualmente a humanidade utiliza já cerca de 50% dos recursos de água doce disponíveis, prevendo-se que em 2025 rondará os 75%.


    Fonte: Salinas Magazine

    No que diz respeito aos cursos, frequentei o de Dimensionamento de Redes de Esgotos e achei razoável.

  4. #4
    reign2win
    Visitante

    Padrão

    muito aliciante!

Tópicos Relacionados

  1. Formação em Robot
    Por Luis Martins no fórum SOFTWARE Estruturas
    Respostas: 26
    Última Mensagem: 15-07-2014, 22:01
  2. Formação de Robot
    Por geirinhas no fórum Software
    Respostas: 2
    Última Mensagem: 26-02-2013, 12:27
  3. Cursos/Formação
    Por PedroHenriques no fórum Discussão Geral
    Respostas: 4
    Última Mensagem: 21-01-2013, 16:22
  4. Formação SIG - ArcGIS 10
    Por martinho no fórum Discussão Geral
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 14-09-2012, 16:51
  5. Formação sig
    Por sapo no fórum Sistemas de Informação Geográfica (SIG)
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 21-06-2010, 13:39

Permissões de Publicação

  • Não pode criar novos tópicos
  • Não pode publicar respostas
  • Não pode publicar anexos
  • Não pode editar as suas mensagens
  •