No dia 30 de janeiro de 2013 a Comissão Setorial para Água (CS/04), o Instituto Português da Qualidade (IPQ) e o do Instituto Nacional de Saúde, Dr. Ricardo Jorge (INSA) promovem o Workshop “Prevenção e Controlo de Legionella nos Sistemas de Água”.

A Legionella é uma bactéria comum que pode ser encontrada, em número reduzido, em ecossistemas aquáticos como rios, lagos ou reservatórios. Quando inalada pelo Homem, pode causar a chamada doença do legionário, uma forma pouco comum de pneumonia, que pode ter graves consequências em termos de Saúde Pública. As áreas de maior risco de infeção são aquelas onde se podem formar os aerossóis, como chuveiros e torneiras, termas, fontes, repuxos, banhos turcos e saunas, humidificadores, sistemas de ar condicionado e refrigerado (torres de refrigeração e condensadores de vapor), mesmo se situados em telhados ou no solo.
Os estabelecimentos públicos, nos quais se incluem unidades hoteleiras, termais, espaços comerciais, hospitais, piscinas, etc., mais do que os privados, devem ter um programa de controlo efetivo do crescimento da Legionella para que o risco da doença seja minimizado.
Tão importante como o debate e a troca de conhecimentos entre especialistas, este Workshop pretende alertar as Entidades públicas e privadas para a problemática da Legionella, procurando dar continuidade ao debate iniciado anteriormente em encontro similar realizado em Coimbra.
O Workshop terá lugar no auditório do Instituto Nacional de Saúde, Dr. Ricardo Jorge (INSA), a participação é gratuita e a data limite de inscrição é o dia 25 de janeiro.
As Inscrições deverão ser enviadas, até ao dia 25 de janeiro de 2013, inclusive, para o E-mail eventos@ipq.pt ou Fax 212 948 223