O grupo anglo-australiano Rio Tinto é um dos seis seleccionados pelo governo de Moçambique para a construção de um projeto ferroviário e portuário de 3 mil milhões de dólares para aumentar as exportações de carvão, anunciou o ministro dos Transportes.
A ausência ou a fraca qualidade das infraestruturas de transportes tem sido o principal problema com que se debatem os grupos internacionais que, nomeadamente em Tete, investiram em projetos de extração de recursos minerais, tendo o próprio grupo Rio Tinto levado a resultados uma imparidade de 3 mil milhões de dólares relativamente ao seu projeto moçambicano.
“Tínhamos 21 empresas ou grupos na pré-seleção tendo escolhido seis que terão agora de apresentar as respetivas propostas”, disse o ministro Paulo Zucula à agência financeira Reuters.
O ministro acrescentou que, além do Rio Tinto, os restantes cinco selecionados são grupos de logística e acrescentou que o vencedor deverá ser anunciado em Julho.
Este concurso visa a construção de uma linha de caminho-de-ferro desde a província de Tete até Macuse, na província da Zambézia e um novo porto que disponha de uma capacidade de processamento anual de 25 milhões de toneladas, com possibilidade de duplicação futura.

in Notícias