NOTA DE IMPRENSA



UM GESTO SIMPLES

PARA UMA PROTECÇÃO EFICAZ DO AMBIENTE


No quadro da décima quinta Conferência das Nações Unidas sobre as alterações climáticas, a Schüco exibe um anúncio televisivo no canal CNBC. Como pioneira, a Schüco sabe a importância das fachadas sustentáveis dos edifícios para o nosso ambiente.

Lisboa, 10 de Dezembro. Está a decorrer a décima quinta Conferência das Nações Unidas em Copenhaga. Não faltarão temas para debater. Mas não é já tempo de agir em vez de falar? A Schüco International KG já o faz desde há vários anos e é isso que é transmitido no novo anúncio. "Vós, adultos, estais sempre a falar da protecção do clima, mas agir é muito simples – com as janelas e produtos solares da Schüco." Esta mensagem dita por uma criança é a essência do anúncio de 20 minutos com que a Schüco International KG, que desenvolve a sua actividade em mais de 75 países, chama a atenção para a necessidade de uma acção urgente para proteger o clima de forma sustentável, aproveitando para isso a décima quinta Conferência das Nações Unidas que decorre por estes dias em Copenhaga. No dia de abertura da Conferência, 7 de Dezembro de 2009, o anúncio poderá ser visto no canal de notícias 24 horas CNBC Europe, que todos dias emite até 20 anúncios e hotboards (espaços patrocinados). O CNBC é o único representante oficial dos meios de comunicação na cimeira do clima de Copenhaga. O objectivo desta cimeira para os estados membros é conseguir um acordo para um novo regulamento que entraria em vigor depois de 2012 e desenvolver um regime que substitua o do Protocolo de Quioto. Também se pretende reduzir a emissão dos gases de efeito de estufa, para assim limitar o aquecimento global a 2 graus centígrados.
“A protecção e a conservação do clima e do ambiente não conhecem fronteiras nacionais e são um desafio comum para a política e a sociedade. Como empresa, que já opera em mais de 75 países em todo o mundo, a Schüco está consciente da sua responsabilidade para realizar mudanças sustentáveis com soluções que respeitem o ambiente. Já vai sendo tempo de agir. É preciso poupar energia e produzi-la de forma ecológica,” afirma Dirk U. Hindrichs, Presidente e CEO da Schüco International KG.
“A nossa missão corporativa Energy2 já estabelece hoje novos padrões para amanhã e demonstra que a protecção do clima e o sucesso económico não são incompatíveis.”

Que resultados terá a Conferência de Copenhaga? Os países industrializados conseguirão pôr-se de acordo sobre objectivos vinculatórios na redução do CO2? Será possível reduzir o aquecimento global a 2 graus centígrados? O que se espera da indústria e o que pode conseguir uma empresa pioneira como a Schüco agora? São perguntas que a Schüco coloca desde há muito. As respostas estão no nosso vasto know-how e na carteira de produtos inovadores. A Schüco converte a fachada do edifício no ponto central, porque ela encerra um grande potencial de poupança, pois permite poupar, por exemplo, o dobro de energia e CO2 que seriam poupados no trânsito. Além disso, a manutenção dos edifícios consome mais de 30% de toda a energia.

A empresa trabalha permanentemente para aproveitar ao máximo a eficiência energética de qualquer tipo de edifício. O objectivo da missão corporativa “Energy2 – Poupar e produzir energia” é poupar energia com janelas e fachadas de máximo isolamento térmico, produzindo ao mesmo tempo energia com sistemas solares inovadores. Em resultado disto, o fornecedor de sistemas completos e líder em fachadas sustentáveis para edifícios estabelece hoje os padrões de amanhã. A Schüco mostra como a tecnologia, a funcionalidade e a forma estão inter-relacionadas no edifício do futuro – com segurança máxima para as pessoas, automatização eficaz, desenho excelente e sem sacrificar o conforto. Os nossos produtos e sistemas estabelecem novos padrões tecnológicos.
A Schüco reduz drasticamente o consumo de energia graças aos seus sistemas de elevado isolamento térmico e à automatização destes sistemas. A energia fotovoltaica e solar térmica e a tecnologia de recuperação de calor convertem a fachada numa central eléctrica independente que produz electricidade, calor e, se necessário, também frio.

Estar um passo à frente é decisivo e para a Schüco, simultaneamente um estímulo e uma exigência, em particular quando falamos da protecção do ambiente. Na investigação e desenvolvimento de novas soluções energeticamente eficientes, sustentáveis e esteticamente atraentes para fachadas vanguardistas, a Schüco conseguiu uma inovação revolucionária: O 2.º Conceito Schüco. Esta novidade mundial implementa todas as funções essenciais e necessárias para melhorar o balanço energético de um edifício, combinando-as com um desenho moderno e uma arquitectura exigente. Com este novo conceito, a Schüco está a contribuir com o seu grão de areia para limitar o aquecimento global a 2 graus centígrados. Isto representa uma grande vantagem na protecção do ambiente, pois comparando este conceito com um projecto de referência do EnEV 2009 (regulamento alemão sobre a poupança de energia), consegue-se poupar até 80% da energia necessária para o aquecimento, arrefecimento e climatização, combinando todos os componentes do sistema. O mais notável é que este conceito adaptável para a fachada do edifício se ajusta às condições do exterior e reage de forma flexível, através dos seus componentes, às variações produzidas nas distintas estações do ano ou entre a noite e o dia.
O que se debate amplamente em Copenhaga já é uma realidade com 2.º Conceito da Schüco.


Sobre a Schüco International KG
A Schüco International KG é a referência em janelas e energia solar e o líder no desenvolvimento de sistemas de estruturas sustentáveis para edifícios. A Schüco conta com mais de 5.000 funcionários e 12.000 empresas associadas em mais de 75 países, oferecendo uma vasta gama de produtos com soluções individuais e materiais de grande qualidade que cumprem os mais exigentes requisitos de eficiência energética, segurança, conforto e desenho.
A Schüco International KG já opera na Península Ibérica desde 1991. Com sede central em Valdemoro (Madrid), dispõe de instalações com mais de 22 000 m2 que albergam as divisões que compõem hoje a empresa: Alumínio, PVC e Solar.
Actualmente, a Schüco Ibéria conta com presença directa em A Corunha, Barcelona, Bilbau, Lisboa, Madrid, Palma de Maiorca, Sevilha e Valência, onde também se encontra o seu Centro Logístico Solar para o sul da Europa.



Para mais informações:

Miguel Reis
Account
(00351) 915 192 877
miguel.reis@parceirosdecomunicacao.pt
Edifício Infante - Av. D. João II, lote 1.16.05, 9º 1990-083 Lisboa
Tel.: (00351) 21 892 28 50
Fax: (00351) 21 892 28 58
Schüco International KG Portugal
Av. D. João II Lote 1.02.2.2-C-RC/Dto.
Edifício Nascente – Parque das Nações
1990-095 Lisboa
Schüco - o seu fornecedor de janelas e sistemas solares.