A mostrar resultados 1 a 2 de 2

Tópico: Seminário Conservação e Durabilidade de Revestimentos Históricos

  1. #1
    Membro Intermédio Avatar de joanaprates
    Data de Registo
    Feb 2010
    Mensagens
    30

    Padrão Seminário Conservação e Durabilidade de Revestimentos Históricos



    Os revestimentos antigos são considerados históricos na medida em que refletem – técnica e materialmente – a arte e o engenho de gerações passadas.
    Os rebocos, os barramentos, os fingidos de materiais nobres como o mármore e a madeira, a pintura mural, ou o azulejo, utilizando toda uma panóplia de materiais como a cal, o gesso, terras, fibras, pigmentos, etc., e de técnicas, são testemunhos insubstituíveis da sensibilidade artística, do avanço técnico e científico e das capacidades artesãs ao longo de gerações.
    Os revestimentos são considerados a pele do edificado e são por isso elementos com grande impacto visual e elevada vulnerabilidade à degradação por ações externas.
    Quando o envelhecimento natural ou novas ações externas (poluição, mudanças climáticas, alterações do uso, intervenções erradas) conduzem à degradação dos revestimentos, é necessário conservá-los e repará-los ou substituí-los de forma adequada.
    Estas intervenções têm que respeitar a compatibilidade entre materiais novos e antigos, sob pena de causarem outras anomalias, por vezes mais gravosas ainda.
    Através da definição de critérios de decisão e do aprofundamento do estudo de técnicas e materiais específicos para os principais problemas detetados, o Projeto LIMECONTECH – Conservação e durabilidade dos revestimentos históricos: técnicas e materiais compatíveis – com financiamento FCT, propõe estabelecer uma metodologia de conservação dos revestimentos históricos.
    Conhecer de forma aprofundada e sistemática o saber técnico-tradicional dos mestres e artesãos é muito importante para a conservação dos revestimentos, sobretudo porque esse saber está em rápido desaparecimento. O conhecimento dos materiais e das tecnologias a aplicar, são também etapas fundamentais para se garantir o sucesso das intervenções.
    Finalmente, as metodologias de consolidação são instrumentos essenciais para restituir as características iniciais e aumentar a durabilidade dos revestimentos fragilizados pelo uso, como alternativa à sua remoção e substituição.
    O Projeto LIMECONTECH abrange, numa perspetiva interdisciplinar, as várias facetas deste problema: a fundamentação científica da estratégia a adotar nas intervenções e os meios necessários para a levar à prática, entre os quais é necessário distinguir uma eficaz caracterização dos revestimentos antigos existentes, o conhecimento do saber–técnico artesanal, das técnicas e materiais tradicionais, o domínio das técnicas de consolidação e o desenvolvimento e avaliação de novos materiais a usar na reparação e na consolidação.
    Estas temáticas são focadas neste Seminário numa tripla perspetiva de i) apresentação dos resultados do Projeto; ii) apresentação de estudos na mesma área, ou em áreas afins, desenvolvidos por investigadores nacionais convidados para o efeito; iii) apresentação de casos práticos.
    As comunicações a apresentar são enquadradas por Conferências de personalidades de reconhecido mérito. A ligação à realidade prática é perspetivada através de duas atividades: i) workshop de técnicas tradicionais de cal; ii) visita técnica a um caso de estudo recente.
    Este Seminário visa suscitar, no meio técnico, um debate profundo sobre a conservação dos revestimentos históricos no país. Propõe-se, assim, fornecer ferramentas teóricas, metodológicas e materiais, que contribuam para o processo de tomada de decisões e, tendo em conta pontos de vista diversificados, colaborem para a implementação de estratégias de conservação e reparação mais adequadas.


    Correspondência e pedidos de esclarecimento devem ser dirigidos a:
    LNEC | Apoio à Organização de Reuniões
    Av. de Brasil 101 | 1700-066 LISBOA
    tel.: 21 844 34 83 | fax: 21 844 30 14 | formacao@lnec.pt
    informações: limecontech@lnec.pt | facebook: Limecontech Project

  2. #2
    Membro Júnior Avatar de Guima90
    Data de Registo
    May 2013
    Mensagens
    11

    Padrão

    Parece-me bem

Permissões de Publicação

  • Não pode criar novos tópicos
  • Não pode publicar respostas
  • Não pode publicar anexos
  • Não pode editar as suas mensagens
  •