Qualidade do ar interior - Ventilação natural e mista

Assegurar a qualidade do ar interior constitui um dos objetivos importantes para possibilitar a existência de um ambiente saudável no interior dos edifícios. O controlo da qualidade do ar interior baseia-se na limitação das fontes de poluentes, na renovação do ar e, por vezes, no tratamento do ar novo admitido no edifício (por exemplo, através de filtragem). A forma mais corrente de se assegurar a renovação do ar consiste
na utilização de ventilação natural e mista. Neste contexto a ventilação é entendida como o conjunto de meios devidamente dimensionados para assegurar, através simplesmente das ações naturais do vento e da diferença de temperatura ou em conjunto com ventiladores mecânicos, a admissão de ar novo e a exaustão do ar com poluentes do interior do edifício. No âmbito desta sessão, para além da ventilação natural, serão também abordados aspetos relacionados com a ventilação mista, sendo aqui entendida como um modo de ventilação na qual a renovação do ar é assegurada por meios passivos numa parte substancial do tempo e que tem a possibilidade de recurso a meios ativos quando a intensidade das fontes de poluentes é maior ou quando as ações naturais que promovem a ventilação são menos intensas.
Dado que estes modos de ventilação dependem em larga medida de ações naturais, o seu dimensionamento é delicado e podem ocorrer condições de insatisfação dos utilizadores quando as ações naturais são insuficientes para assegurar a qualidade do ar interior ou, se existirem deficiências de posicionamento dos meios de ventilação, estes podem ser causa de desconforto quando as ações naturais são mais intensas. Tendo em conta estas particularidades da ventilação natural e mista, nesta sessão técnica serão abordados os seguintes aspetos: (i) definição da ação do vento sobre os edifícios, (ii) exigências de ventilação e conceção dos sistemas de ventilação, (iii) dimensionamento e desempenho da ventilação natural e (iv) dimensionamento e desempenho de ventilação mista.



Informações
Correspondência e pedidos de
esclarecimento devem ser dirigidos a:
LNEC | Apoio à Organização de Reuniões
Av. do Brasil 101 | 1700-066 LISBOA
tel.: 21 844 34 83 | fax: 21 844 30 14
cursos@lnec.pt

DOWNLOAD FOLHETO