A Parceria Portuguesa para a Água vai levar mais de uma dezena de empresários a Moçambique para contactos com entidades do país e instituições financiadoras, procurando oportunidades de negócio, de formar consórcios e participar em projetos neste sector.
O presidente da Parceria Portuguesa para a Água, Francisco Nunes Correia, disse à agência Lusa que a missão empresarial vai realizar-se em maio, em paralelo com um encontro técnico organizado pela Associação Portuguesa de Recursos Hídricos, em Maputo.
Trata-se do Simpósio Luso-Brasileiro e Africano dedicado aos temas da água que contará com representações de todos os países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), uma iniciativa que "mobiliza as autoridades locais, como ministros, secretários de Estado ou responsáveis dos vários organismos em Moçambique", apontou Nunes Correia.
"Estamos a organizar em paralelo uma missão empresarial da Parceria Portuguesa para a Água, com 12 a 15 empresas que vão assistir a estas sessões técnicas", explicou o responsável.
Os empresários portugueses poderão contactar as autoridades moçambicanas e as entidades financiadoras dos programas para o desenvolvimento dos serviços de abastecimento de água e saneamento em Moçambique, como o Banco Africano de Desenvolvimento ou o Banco Mundial.
"A água é basicamente uma política pública e em países como Moçambique são as grandes instituições financeiras internacionais que alimentam de recursos financeiros estes programas" e são as entidades governamentais gerem os investimentos, especificou o antigo ministro do Ambiente.
Nunes Correia recordou que "Portugal é apontado na Europa e no mundo como um modelo de quem fez muito em pouco tempo no sector da água", nomeadamente no controlo de qualidade ou nos níveis de atendimento e pode partilhar essa experiência com outros países agora a passar pelo mesmo processo de desenvolvimento.
A Parceria Portuguesa para a Água tem um projeto com a Associação Empresarial de Portugal, o Água Global, para promover a internacionalização das empresas portuguesas deste sector e as suas tecnologias.
in Notícias ao Minuto