O CNEA - Congresso Nacional de Engenharia do Ambiente é o evento de maior dimensão organizado pela APEA, sendo esperada a adesão de cerca de 300 profissionais com actividade na área de Engenharia do Ambiente. Tema em destaque: Certificação Ambiental e Responsabilidade Social das Empresas

Com esta 11.ª edição, esperamos trazer para a discussão um conjunto de temáticas actuais ao nível da política de ambiente nacional, comunitária e internacional, as quais cremos ser o futuro da actuação em Engenharia do Ambiente e, simultaneamente, fulcrais para o desenvolvimento económico do país.

O XI CNEA terá como tema central “Certificação Ambiental e Responsabilidade Social das Empresas”, sendo de realçar o destaque que será dado a novas empresas do sector do ambiente que terão oportunidade de divulgar os seus serviços e produtos neste Congresso, num espaço próprio no Congresso.


Datas

15 de Abril - Submissão on-line dos resumos
27 de Abril - Comunicação da aceitação dos resumos
13 de Maio - Submissão on-line dos artigos dos posters


Passos a seguir para Submissão online dos resumos

1. Para submeter o resumo os candidatos terão de estar inscritos na plataforma da APEA.
Deverá efectuar aqui o seu registo, colocando os seus dados no formulário.

2- De seguida receberá no seu email um login e password para entrar na sua área pessoal. Vai novamente ao mesmo link aqui, e insere o seu login e a sua password. Do lado esquerdo do monitor clique em “Envio de Posters” e aí poderá submeter o seu resumo em formato PDF.

Nota 1: O login e password fornecidos servirão também para posteriormente poder efectuar a sua inscrição no Congresso pelo que não os deverá eliminar.


Nota: os artigos estarão disponíveis na área on-line reservada do Congresso.


REGRAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS

Os resumos a submeter deverão focar assuntos relevantes para a Engenharia do Ambiente (consulte as áreas temáticas aceites).

Os resumos deverão ter no máximo duas páginas e ser escritos em fonte Times New Roman, 12 pt, espaçamento de 1,5 entre linhas, espaço entre parágrafos 6 pt e margens de 3cm.

Deverá constar do resumo o título do artigo, nome do(s) autor(es) e contacto do autor com o qual deverá ser estabelecida toda a correspondência (e-mail, endereço postal e telefone), assim como a instituição a que pertence, caso aplicável.

Os resumos deverão ser submetidos electronicamente.


REGRAS PARA APRESENTAÇÃO EM POSTER

Os autores dos resumos seleccionados deverão enviar:

1. Um poster (dimensão máxima 1m largura e 2m altura) que deverá ser apresentado no secretariado do XI CNEA durante a manhã do primeiro dia do congresso; e

2. Um artigo do poster, de máximo de 10 páginas, em formato digital, até ao dia 13 de Maio por forma a integrar o livro de actas on-line do Congresso.

No caso de desistência, os autores deverão notificar imediatamente a Comissão Organizadora (e-mail: secretariageral@apea.pt)

NOTA: A apresentação de poster não dispensa a inscrição no XI CNEA, conforme a tabela de preços definida, de pelo menos um dos seus autores. Nas situações em que um mesmo autor submete mais do que um poster, a sua inscrição será suficiente para um máximo de dois posters a apresentar no XI CNEA. Para mais do que dois posters, deverá ser efectuada a inscrição por outro co-autor. Na submissão de posters o(s) autor(es) deverá(ão) indicar quais os posters que desejam apresentar e que correspondem à sua inscrição.


REGRAS PARA O ARTIGO DO POSTER

O artigo do poster não deve exceder 10 páginas, incluindo figuras e anexos. O artigo do poster deve ser enviado electronicamente até ao dia 13 de Maio.

O artigo do poster deve obedecer às seguintes regras de formatação:

Tipo de letra: Times New Roman.
Formato da Página:
- Margem superior (Top) - 3 cm.
- Margem inferior (Bottom) - 3 cm.
- Margem esquerda (Left) - 3 cm; margem direita (Right) - 2 cm.
Título: os títulos devem ser pequenos (máximo três linhas), mas com informação suficiente; em maiúsculas, negrito (bold), tamanho da letra 11, centrado, com três espaços em relação à margem superior.
Autor(es): tamanho da letra 10, negrito (bold), centrado, com uma linha em branco de intervalo em relação ao título.
Endereço da instituição(ões): tamanho da letra 9, centrado.
Sumário: em português, tamanho da letra 9, com indentação à esquerda e à direita de 1 cm, espaço simples.
Palavras-chave: cada artigo deve ser acompanhado por uma lista de 3 a 4 palavras chave, identificando o conteúdo do artigo; tamanho da letra 9, imediatamente a seguir ao sumário (deixando uma linha em branco de intervalo)
Texto: tamanho da letra 10, espaço simples.
Parágrafos do texto: primeira linha 0,5 cm.
Títulos no texto: tamanho da letra 10, maiúsculas.
Autores referidos no texto: tamanho da letra 10, maiúsculas.
Figuras ou tabelas: ilustrações (desenhos ou fotografias) de boa qualidade, a preto e branco, de forma a poderem ser ampliadas ou reduzida.
Legendas: tamanho da letra 9.
Agradecimentos: tamanho da letra 9.
Referências bibliográficas: tamanho da letra 9, contendo: autor(es) (em maiúsculas, dispostos alfabeticamente). (data) - Titulo do artigo ou do livro (em itálico no segundo caso). Revista, em itálico abreviada; quando em dúvida escreva o nome completo da revista.
Cada citação - 1ª linha 0 cm, restantes linhas avançadas 0,3 cm.

NOTA: todas as figuras, mapas e outras ilustrações devem ser apresentadas em versões que possam ser abertas em Word (extensões: pcx, bmp, jpg, tiff, cbr, gif, jpeg, emf, tga, pcb)



INFOS EM: http://cnea.apea.pt/