Gestão da Conservação de Pavimentos de Aeroportos e Aeródromos

Gestão da Conservação de Pavimentos de Aeroportos e Aeródromos

Em Portugal existem alguns Sistemas de Gestão de Pavimentos (SGP) para estradas mas não existe nenhum para aeroportos ou aeródromos. Os SGP permitem às administrações dos aeroportos e aeródromos desenvolver os seus planos de conservação e definir os orçamentos que permitem assegurar a segurança e a operacionalidade das aeronaves. As ferramentas básicas da gestão de pavimentos centram-se em índices de avaliação da qualidade dos pavimentos. O índice PCI (Pavement Condition Index) definido na norma ASTM (2004) é o índice considerado na gestão dos aeroportos americanos por imposição da Federal Aviation Administration (FAA) dos Estados Unidos da América, embora possam ser utilizados outros índices.

Um dos factores importantes para a realização de uma viagem aérea em segurança e conforto é o pavimento no qual a aeronave opera. De facto, os pavimentos aeroportuários devem possuir características específicas anti-derrapantes, regularidade e consistência estrutural para garantir a realização em segurança e conforto das manobras de descolagem e aterragem das aeronaves.
Deste modo, os responsáveis pela gestão e conservação dos pavimentos de um aeroporto ou aeródromo têm uma influência directa na segurança das aeronaves e dos passageiros, tornando-se por isso essencial a implementação de um sistema de gestão destes pavimentos.
No passado, os pavimentos aeroportuários eram mantidos mas não geridos. A experiência do engenheiro servia de base para a escolha das intervenções de reabilitação e conservação de um pavimento, não sendo atribuída muita importância ao ciclo de vida do pavimento nem à comparação dos diferentes requisitos dos vários tipos de pavimentos contidos na rede.
Actualmente, existem várias técnicas de gestão de pavimentos, baseadas em métodos sistemáticos e consistentes de selecção das melhores alternativas de conservação e reabilitação de pavimentos e do momento adequado para a sua implementação, cujo objectivo passa por aumentar o seu tempo de vida útil e por garantir as condições necessárias para a circulação de aeronaves. Para além disso, e dadas as condicionantes económicas actuais para a conservação de infra-estruturas, torna-se essencial a adopção de uma abordagem sistemática de conservação e reabilitação dos pavimentos que optimize as verbas disponíveis ao longo da sua vida. As consequências de uma conservação dos pavimentos inadequada e fora de tempo pode levar a um aumento de quase 50% nos custos de reabilitação, para além de aumentar o risco de ocorrência de acidentes e o tempo de encerramento ao tráfego.

Degradações pavimentos

Neste sentido, o trabalho que aqui se apresenta tem como objectivo a implementação de um Sistema de Gestão da Conservação de Pavimentos de Aeroportos ou Aeródromos, orientado para funcionamento ao nível de rede, e baseado no Índice de Condição de Pavimentos (PCI), usado pela Federal Aviation Administration (FAA) dos Estados Unidos da América. O índice PCI é um índice numérico que mede a integridade estrutural de um pavimento e a operacionalidade da sua superfície, não a sua capacidade, com base nos resultados obtidos pela inspecção visual do pavimento e das anomalias nele contidas. Com base neste índice é então possível elaborar diferentes propostas de intervenção a um ano no âmbito de um sistema de gestão da conservação de pavimentos aeroportuários.

Autor: Ricardo Lemos de Barros
E-mail: rldbarros@hotmail.com
LinkedIn:  http://br.linkedin.com/pub/ricardo-barros/33/10/9b0
Dissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil na Especialidade de Urbanismo, Transportes e Vias de Comunicação – Departamento de Engenharia Civil FCTUC
Excerto Adaptado
Imagens: Ricardo Lemos de Barros (imagens adaptadas)

DOWNLOAD ARTIGO COMPLETO
Gestão da Conservação de Pavimentos de Aeroportos e Aeródromos




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Gestão da Conservação de Pavimentos de Aeroportos e Aeródromos

  1. Impressionante sistema de otimização de tráfego permite aumentar radicalmente a eficiência de grandes aeroportos internacionais | EngenhariaCivil.com

    […] aeroportuário que poderão permitir o aumento radical da eficiência e capacidade de grandes aeroportos […]

Comentar

* Obrigatório