A mostrar resultados 1 a 4 de 4

Tópico: Cursos SIG

  1. #1
    Membro Júnior
    Data de Registo
    Mar 2011
    Mensagens
    12

    Padrão Cursos SIG

    Onde posso fazer um curso de SIG? Que me possa dar algumas noções.

  2. #2
    Membro Intermédio Avatar de Mika
    Data de Registo
    Oct 2010
    Mensagens
    29

    Padrão

    Citar Publicado Originalmente por luiscluz Ver Mensagem
    Onde posso fazer um curso de SIG? Que me possa dar algumas noções.

    A geopoint está a promover cursos de graduação executiva em SIG:

    O curso Graduação Executiva em SIG, é a versão contemporânea da Graduação Profissional em SIG, iniciado em 2001, com dezenas de turmas organizadas e centenas de alunos formados.

    Na versão laboral, funciona em regime muito intensivo, em apenas 5 dias.

    O método resulta muitíssimo bem, na medida em que a sequência de trabalho é facilitadora da apreensão de saberes e da sua aplicação prática.

    Nas versões em horário pós-laboral e weekend, as únicas possíveis para alguns alunos com limitações de horário diário, o curso estende-se ao longo de 10 dias consecutivos ou alternados.



    Organização do curso – Oito Unidades Temáticas.

    Destinatários - A frequência da Graduação Executiva em SIG, é uma oportunidade única, nomeadamente para recém-licenciados ou estudantes, que realizam novas experiências em ambiente de trabalho e adquirem competências adicionais que complementam e valorizam a dimensão académica. Para os já profissionais é um momento de consolidação e organização de saberes, ou seja uma mais-valia que valoriza a prestação profissional.

    Pré-requisitos - O processo de seleção é feito através da análise do curriculum académico e profissional. Os candidatos, que poderão ter ou não ter formação superior, devem demonstrar capacidades e motivação para a frequência de um curso intensivo e trabalhoso que requer muitas tarefas práticas e leituras de textos técnicos.

    Candidaturas – Através de Loading..., +351 21 387 95 57 ou academy@geopoint.pt.

    Propinas - Consultar www.geopoint.pt; telefone +351 21 387 95 57. Se optar por realizar o exame de curso, a propina é de 80 euros.

    Diploma – Diploma, (em português e inglês) emitido nos termos do n.º 2.2 do DE 15868/2002 do Secretário de Estado do Trabalho, de 28 de Junho (DR 2.ª série de 12 de Julho de 2002), emitido pela GeoPoint, entidade formadora acreditada pela DGERT – Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (Ministério da Economia) – Registo 2960. Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º74/2006, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho, o certificado de GRADUAÇÃO EXECUTIVA EM SIG emitido pela GeoPoint é válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a um Mestrado ou Doutoramento, ao abrigo do Tratado de Bolonha.

    Funcionamento – As atividades de ensino-aprendizagem relativas às diversas unidades curriculares deste curso funcionam em regime presencial ou a distância, neste caso, com recurso a uma plataforma de e-learning.

    Modelo pedagógico – O segue um modelo pedagógico próprio, especificamente concebido, com os seguintes princípios:



    · Ensino centrado no formando, o que significa que o formando é ativo e responsável pela construção do conhecimento.

    · Ensino baseado na flexibilidade de acesso à aprendizagem (conteúdos e atividades de aprendizagem) de forma flexível, com poucos imperativos temporais ou de deslocação. Este princípio concretiza-se na primazia da comunicação assíncrona nas unidades a distância, o que permite a não-coincidência de tempo, já que a comunicação e a interação se processa à medida que é conveniente para o formando.

    · Ensino baseado na interação diversificada, nomeadamente entre o formando e os recursos de aprendizagem sendo socialmente contextualizada.



    Tempo de estudo e aprendizagem – Todas as unidades curriculares presenciais têm tempos de ensino em sala e tempo de esforço estimado global.

    Recursos de aprendizagem – Nas diferentes unidades curriculares ser-lhe-á pedido que trabalhe e estude apoiando-se em diversos recursos de aprendizagem, nomeadamente textos, software, bases de dados, objetos de aprendizagem, etc. A quase totalidade dos recursos é fornecida online, no entanto há bibliografia recomendada que deve ser lida ou consultada.

    Avaliação e classificação – A avaliação final, é qualitativa e suportada nos seguintes níveis; Insuficiente, Suficiente. Bom e Muito Bom. O exame, facultativo é classificado na escala de 0 a 20 valores e percentagem equivalente, para a tornar universal.

    Coordenação do curso – Francisco Costa, MSc pelo IST-UTL.

    Equipa docente – Francisco Costa, João Ferreira, Sandra Efigénio e outros

    Apoio técnico – Em caso de necessitar de ajuda ou apoio técnico, relativamente ao ambiente tecnológico de suporte ao desenvolvimento do curso, poderá contactar academy@geopoint.pt.

    Aplicação do modelo pedagógico - A aplicação do modelo de ensino, já muito testado e permanentemente atualizado, pressupõe uma didática baseada na conceção e organização prévia, por parte do corpo docente, de um percurso de formação e aprendizagem, através da adoção de um conjunto de elementos caracterizadores. Estes elementos são estruturantes para a organização de classes virtuais integrando um máximo de formandos que, atendendo à excelência que queremos atingir, não excederá os 10.

    Tratando-se de um percurso de aquisição de saberes muito especializado e intensivo, o formando deverá já possuir conhecimentos suficientes de operação informática ao nível de utilizador e de língua inglesa, pelo que já desenvolveu alguma autonomia e já possui algumas competências essenciais. Saliente-se contudo, que no seu percurso de ensino, o formando deverá obter conhecimentos e prática de desempenho que lhe permitirão desenvolver trabalho com características inovadoras num regime de grande autonomia.

    Atendendo à especificidade dos formandos deste curso, a variante didática do modelo assenta num elemento estruturante, o Guia do Curso, que é o documento norteador das unidades curriculares.

    Expectativas – O curso visa a formação de utilizadores experientes em tecnologia SIG, preparados para fazer face aos desafios do mercado aberto, globalizado e competitivo em que estamos inseridos habilitando para o desempenho funções de técnico superior.

    Objetivos

    · Dotar os formandos dos conhecimentos técnicos e científicos associados à conceção, construção e exploração de sistemas de informação geográfica, vitais para a competitividade das instituições e das empresas;

    · Desenvolver estratégias e instrumentos de gestão da informação geográfica adequados à análise de questões complexas associadas aos diversos ramos de saber;

    · Conceber sistemas e tecnologias de informação geográfica,

    Competências a desenvolver:

    · Estruturação de um SIG – Sistema de Informação Geográfica

    · Gestão operacional de um SIG (inserção, modificação e anulação de dados)

    · Exploração das potencialidades dos SIG para produção de valor.

    Itinerário pedagógico:

    A Iniciação aos SIG

    B Coordenadas e Projeções

    C Bases de Dados

    D Edição e Tratamento de Dados

    E Análise Espacial Vetorial

    F Análise Espacial Matricial

    G Análise Espacial em 3D

    H Projeto Coletivo

    I SIG nas Organizações

    Veja aqui: Geopoint

  3. #3
    Membro Júnior Avatar de Haroldo
    Data de Registo
    Jul 2013
    Mensagens
    10

    Padrão

    Obrigado pela dica!

  4. #4
    Membro Intermédio Avatar de B30474
    Data de Registo
    Apr 2015
    Mensagens
    26

    Padrão

    Oferta limitada: A Geo-training informa que se você comprar o curso ONLINE “Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica com o QGIS”, nós oferecemos o segundo curso “Sistemas de Informação Geográfica com o QGIS. Nível Intermediário”.

    Com esses dois cursos, você estará apto para trabalhar com o QGIS e mais importante ainda, você vai aprender e entender os conceitos mais importantes dos SIG.

    A um baixo custo, onde e quando quiser, você terá uma excelente formação de qualidade com o suporte de vários especialistas na área dos Sistemas de Informação Geográfica.

    - Aprenda os conceitos e ferramentas para executar edição geometrica e alfanumérica com camadas de infra-estrutura urbana.
    - Adicionar, editar e eliminar registos. Modificar a estrutura de uma tabela.
    - Geoprocessamento para a gestão municipal / urbana.
    - Introdução ao processamento de dados raster.
    - Aprenda a usar a ferramenta de impressão de mapas.
    - Introdução ao vasto ecossistema de plugins QGIS focado na gestão municipal / urbana.


    Site principal: Geo-Training

    Curso de introdução: http://www.geo-training.com/cursos/i...ca-com-o-qgis/

    Curso de nível intermédio: http://www.geo-training.com/cursos/s...intermediario/

Permissões de Publicação

  • Não pode criar novos tópicos
  • Não pode publicar respostas
  • Não pode publicar anexos
  • Não pode editar as suas mensagens
  •