Steel frame, o futuro da construcao civil!

No mundo da construcao civil nao faltam termos e definicoes para os diferentes tipos de obras e elementos arquitetonicos.
Porem um nome que tem se destacado e o Steel Frame.
Al¡as o termo veio da gringa, para distinguir um estilo de obra que tem sido cada vez mais usual no Brasil.
Entretanto se voce ainda nao conhece o que e steel frame, E so seguir o post sobre essa nova tendencia da construcao civil.


O que e o Steel Frame?


A traducao literal de steel frame e moldura de aco, a partir dessa traducao ja da para ter uma nocao a que se refere esse elemento.
Tambem e conhecido por construcao a seco, ja que dispensa o uso de tijolos, cimento ou concreto.

Nesse estilo de construcao, as paredes sao construidas a partir de uma estrutura de aco que forma todo o esqueleto da casa. Depois de pronta, essa estrutura e preenchida por paineis placas que formam as paredes.

Nao e rara a confusao entre steel frame e drywall, mas esses sao sistemas diferentes! Alias as placas utilizadas no steel frame nao sao drywall, apesar de serem parecidas.
Ha diferencas entre esses dois modos de construcao e tipos de placas. No caso do steel frame, as placas podem ser utilizadas em ambientes externos.

No entanto o Drywall e amplamente utilizado para fechamentos e acabamentos internos. Normalmente e usado o forro drywall para esconder tubulacoes ou as vezes ate mesmo as tesouras do telhado de uma casa!
Porem as variedades de uso do gesso acartonado sao muitas, vao desde forros de gesso acartonado, paredes, shafts, revestimentos e ate sanca de gesso acartonado

Vantagens e Desvantagens


Vantagens:

- Resistencia: a base estrutural em aco e muito resistente, inegavelmente essa e uma grande vantagem da construcao steel frame.

- Limpeza da obra: a obra feita a partir da estrutura de aco e super limpa e nao gera poeira e residuos.

- Reparos e manutencaoo: posteriormente a construcao casa pronta nao e rara a necessidade de fazer reparos.
No caso das tradicionais construcoes ha quebra-quebra e muita poeira. No steel frame, o local que necessita de reparo e recortado e depois as placas sao substituidas.


- Rapidez na obra: sobretudo uma caracteristica das obras tradicionais e o tempo prolongado que elas costumam durar. Enquanto a construcao com estruturas de aco dura em cerca 1/3 do tempo de uma obra tradicional.

- Reduz custo da fundaacao: primeiramente a fundacao precisa ser menos reforcada e isso faz com que haja economia nessa primeira etapa da obra.


Mais vantagens do sistema de construcao a seco:

- Ganho de area: as paredes da estrutura de aco sao menos espessas, ha um ganho de area entre 4 e 5% na construcao total.
- Reduz desperdicios: as estruturas de aco que darao forma ao projeto sao fabricadas de acordo o projeto e montadas na obra. Certamente o que resulta em uma reducaoo de custos.


- Durabilidade: a estrutura de aco usada na montagem do projeto e super resistente e isso reflete na durabilidade da residencia, que pode passar de seculos. E isso se comprova por casas americanas que usam essa mesma estrutura e ja estao de e ha mais de 200 anos.

- Paredes prontas: as placas instaladas sobre a estrutura de aco ja sao lisas e prontas para receberem o acabamento final, como a pintura, o que dispensa todas as etapas como rebocar, alisar e lixar as paredes.


Desvantagens:

- Ausencia de mao-de-obra: como o sistema steel frame ainda e novidade no Brasil, nao ha muitas empresas e profissionais na área. Alias e o que torna um pouco complicado na hora de adotar esse sistema para a construcao.

- Custo: ainda no quesito de ser um sistema inovador no Brasil, ha varios fatores que fazem com que o custo seja mais elevado. Um desses fatores e a falta de concorrencia e falta de profissionais especializados. Isso gera uma demanda maior que a oferta, e isso eleva o custo da obra.

Quanto custa o m² da construcao?

O custo ainda é um dos pontos desfavoraveis do sistema de construcao steel frame. Conforme os precos de mercado o sistema custa, em media, 15% a mais que uma construcao tradicional.
Entretanto em uma obra tradicional, o custo medio e de R$ 1500 o m², ja o steel frame custa R$ 1750 m².
E claro que o valor e um pouco mais elevado, mas considerando todas as vantagens desse tipo de obra o custo pode ser diluido diante dos beneficios.

Enfim, agora voce ja tem uma alternativa para seu projeto da casa propria com um sistema resistente e inovador.

[EDITADO]