Olá pessoal, sou novo no fórum e não estudo engenharia na faculdade, mas confesso que tô ralando na web há meses em busca de soluções para serviços que não encontro em minha região. Após 5 anos que construímos nossa casa, tivemos necessidade de construir um telheiro na frente, pois a fachada da casa recebe o sol de meio dia em diante, o que esquenta muito principalmente os cômodos da frente da casa.

A função do telheiro é mais ampla, já que ele, além de ornamentar, vai trazer abrigo pra chuva, pois vai cobrir uma espécie de garagem e é aí onde entra a questão. O terreno é pequeno (8x20m no total), restando cerca de 6m de frente por 8m de largura, onde plantei um jardim pra sugerir um ambiente de praça. No centro desse espaço há uma passarela de 3m de largura por 6m de comprimento que conduz do portão de entrada até a porta da casa, ambos no centro dessa área. É sobre esta passarela que quero construir um telheiro de 5m de largura por 6m de comprimento (sobram 1m de terreno de um lado e 2m de outro sem ser coberto), mas não gostaria que houvesse colunas no meio do jardim, pois sempre quis ter um quintal pra brincar a vontade com as crianças, e como já não temos tanto espaço, gostaria de preservar o que ainda podemos.

O telheiro... Como construir um telheiro com área de cobertura 5m de largura por 6m de comprimento, com uma só queda dágua, sem utilizar colunas no meio do terreno para sustentação? O motivo da pergunta é a desaprovação do carpinteiro, que me informou que um telheiro com essas dimensões não tem segurança sem que haja pelo menos uma coluna dividindo o espaço de 6m de comprimento, correndo risco de a madeira envergar (flecha) por causa do peso total ou até mesmo algo pior. Alegou que haveria o risco de o peso se concentrar nos pontos extremos do triângulo da tesoura sobre a sua base.

Eu sugeri, para dar suporte ao peso da estrutura, que fossem instaladas as terças na própria fachada da casa e também duas meia-tesouras (por favor, desculpem a falta de conhecimento de termos adequados), uma no centro do comprimento (há 3m da casa) e outra no fim do comprimento do telheiro (há 6m da casa, próximo ao portão de entrada) e o desenho dessas meia-tesouras seria um pouco diferente: A base delas ultrapassaria os limites do telheiro para alcançar colunas de concreto instaladas nos muros laterais, medindo (a base da meia tesoura) 8m e não apenas 5m, que é a medida da largura do telheiro.

Eu ainda sugeri instalar uma ou duas vigas de madeira transversais e sob as tesouras para dar suporte ao comprimento das tesouras, mais especificamente nos pontos extremos do triângulo das tesouras (início e fim da largura do telheiro) mas não encontrei apoio da parte dele. Eu desconfio que seja possível, visto que os profissionais da região trabalham apenas pela experiência passada por outros, podendo desconhecer várias soluções simples que encontramos em engenharia para o serviço.

Eu procurei detalhar bem a situação, mas vou postar um desenho simples aqui CASA GARAGEM (1) - Download - 4shared - Kleber Silva

Gostaria que me ajudassem, por favor, com as dimensões dessa madeira para que o telheiro tenha segurança. Os materiais utilizados a princípio seriam:

  • Madeira Massaranduba (25x5cm para tesoura e 20x5cm para as terças)
  • Telhas Romanas brancas parecidas com essas Telha Romana