Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências e Tecnologia – Departamento de Engenharia Civil


Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia

O Departamento de Engenharia Civil (DEC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova de Lisboa (UNL) localiza-se no Edifício IX do Campus da Caparica, na margem sul do Rio Tejo.

O relativamente recente Curso de Engenharia Civil na Universidade Nova de Lisboa, criado em 1996, tem-se afirmado ao longo dos últimos anos como uma referência na qualidade na educação e investigação em Engenharia Civil em Portugal.

O DEC da FCT-UNL organiza-se em três grandes áreas científicas materializadas pela Secção de Estruturas, Secção de Geotecnia, Planeamento e Transportes e Secção de Construção e Hidráulica.

A Secção de Estruturas do DEC da Universidade Nova centra-se no projeto e investigação no ramo estrutural abrangendo áreas como os materiais estruturais, os estudos de fiabilidade estrutural, a resposta a ações dinâmicas, a engenharia sísmica, a modelação de meios de comunicação ferroviária de alta velocidade ou a durabilidade de estruturas.

A Secção de Geotecnia, Planeamento e Transportes do Departamento de Engenharia Civil da UNL procura a formação teórica e prática e investigação nos campos de análise e dimensionamento geotécnico, mecânica dos solos, fundações e taludes, engenharia sísmica e obras geotécnicas.

Finalmente, a Secção de Construção e Hidráulica  do Departamento de Engenharia Civil da FCT da Universidade Nova de Lisboa visa a investigação e obtenção de competências nos domínios da física e da tecnologia da construção e da reabilitação do património com especial incidência na conceção e experimentação, fomentando uma íntima ligação à realidade da obra de engenharia civil.

O Departamento de Engenharia Civil da Universidade Nova de Lisboa é formado por quatro laboratórios principais (Laboratório de Estruturas, Laboratório de Geotecnia, Laboratório de Construção e Laboratório computacional), dirigidos ao apoio às aulas do curso de Engenharia Civil e à investigação desenvolvida no âmbito de diversos projetos de investigação.

O Laboratório de Estruturas (LabEST) é constituído por cinco subunidades laboratoriais: Laboratório de Dinâmica, Laboratório de Durabilidade, Laboratório de Estruturas Pesadas, Laboratório de Projeto de Engenharia Civil e o Laboratório de Resistência de Materiais.

O Laboratório de Geotecnia (LabGEO) encontra-se dividido no Laboratório de Mecânica dos Solos 1, Laboratório de Mecânica dos Solos 2 e Laboratório de Geotecnia Ambiental.

O Laboratório de Construção (LabCON) é formado pelo Laboratório 1,2 e 3 de Materiais de Construção, Laboratório de Higrotérmica, Laboratório de Microestrutura e Centro para a Ressonância Magnética em Materiais Heterogéneos.

No Departamento de Engenharia Civil da Nova são lecionados o Mestrado Integrado em Engenharia Civil (5 anos) e os Mestrados de 2º ciclo (2 anos) em Estruturas e Geotecnia e em Reabilitação de Edifícios.
Possui igualmente programas de Doutoramento em Engenharia Civil (4 anos) e em Eco-Contrução e Reabilitação (este último envolvendo uma parceria académica e científica de cinco universidades portuguesas)
Além disso promove cursos de formação e de pós-graduação nos domínios da Geotecnia, Construção Sustentável e Comportamento Térmico de Edifícios.

Nome da instituição

        Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

        Departamento de Engenharia Civil

Nome do curso

        Engenharia Civil

Tipo de ensino

        Ensino Universitário

Graus Académicos

        Mestrado Integrado, Doutoramento

Ano de criação

        1996

Especializações/Perfis

        , , ,

Dados Acesso Ensino Superior

        Nota de candidatura do último colocado (2016/17):   112.6
        Vagas iniciais colocadas a concurso (2016/17):   60
        Estudantes colocados (2016/17):   69

        Taxa de ocupação (2016/17):  115%


        Colocações totais e por fase

           


        Nota do último colocado

           


        Vagas iniciais

           


        Taxa de ocupação (%)