Imagem do dia: Um dos edifícios mais altos dos EUA está a afundar-se

5 Agosto, 2016.

Um dos edifícios mais altos dos EUA está a afundar-se

Os primeiros sinais de que algo fora do normal de passava apareceram em 2010 quando durante estudo de engenharia conduzido pela consultora Arup foi detetado um afundamento de 25 centímetros na estrutura da Torre Milénio, o mais alto edifício de São Francisco, com 197 metros de altura. Apesar do assentamento de alguns centímetros ser normal, especialmente no decurso da construção de grandes arranha-céus, a Torre Milénio já afundou, desde a sua construção, um alarmante total de 41 centímetros, valor muito superior aos 15 centímetros previstos.

Além disso foi também detetada uma inclinação pronunciada no eixo estrutural  vertical do edifício, o que poderá indicar o assentamento diferencial das fundações.

Uma das razões apontadas para a magnitude do assentamento é a construção do projeto residencial e de transportes Transbay Transit Center, que está a avançar nas proximidades da Torre. No entanto a Transbay Joint Powers Authority (TJPA), responsável pelo projeto, nega responsabilidades, avançando que a verdadeira razão reside em deficiências construtivas da fundação da Torre Milénio, com estacas de apenas 24 metros cravadas em solo arenoso, em vez do comprimento recomendado de 60 metros até à rocha mãe.

Imagens (adaptadas): via Handel; Scott Hargis




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Imagem do dia: Um dos edifícios mais altos dos EUA está a afundar-se

  1. Rubenir

    Abnt normatiza tails fundacoes.
    Em Dubai temos o case.

Comentar

* Obrigatório