Geotecnia e Fundações / Documentação

Engenheiros Civis suíços desenvolvem técnica de estabilização de taludes com bactérias

Investigadores do Laboratório de Mecânica dos Solos da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL) desenvolveram uma técnica inovadora de estabilização de solos, que utiliza cimento bacteriano para tornar os taludes mais resistentes e menos suscetíveis à erosão.

Continuar a ler »

Revelado mistério da sobrevivência da Torre de Pisa aos sismos em Itália

Uma equipa de investigadores de diversas universidades e institutos europeus tenta desvendar os segredos por detrás da sobrevivência, desde a Idade Média, da aparentemente instável Torre de Pisa, em Itália, aos fortes sismos que sempre assolaram a região.

Continuar a ler »

Projeto 901: Um dos mais incríveis empreendimentos geotécnicos subterrâneos da década

Um filme da Laing O’Rourke, empresa multinacional britânica do setor da construção, revela alguns pormenores daquele que foi um dos mais destacados empreendimentos geotécnicos subterrâneos da década, o “Projeto 901“, em Hong Kong.

Continuar a ler »

Resolvendo a fissuração do betão armado através do uso de cimento auto reparador

O Laboratório Nacional Pacific Northwest (PNNL) desenvolveu um novo tipo de cimento que permite a autorreparação de elementos estruturais de betão armado. Este novo cimento auto reparador incorpora materiais poliméricos e permite uma reparação em contínuo de fissuras em estruturas de Engenharia Civil.

Continuar a ler »

O poder da estabilização mecânica de solos

Um vídeo do canal “Practical Engineering” demonstra, recorrendo a exemplos muito simples, o funcionamento da tecnologia de estabilização mecânica de solos. Denominado “Um Castelo de Areia Suporta um Carro”, o pequeno filme aborda os aspetos gerais do comportamento de estruturas de terra e algumas formas de melhorar o seu desempenho.

Continuar a ler »

Execução das fundações do edifício Museu 1000 em Miami

O Museu 1000 (“One Thousand Museum“) vai ser, quando finalizado em 2017, um dos mais altos edifícios de Miami e uma das maiores torres residenciais dos EUA, com 62 pisos e 210 metros de altura. A construção das fundações do edifício, realizada recentemente, implicou o uso de quase 6900 metros cúbicos de betão, aplicados ao longo de um período de 24 horas e a execução de estacas moldadas que alcançam profundidades recorde de mais de 50 metros.

Continuar a ler »

Engenheiros da Universidade de Purdue constroem câmara para a simulação de problemas geotécnicos complexos

Uma equipa de investigadores do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Purdue, que inclui o professor brasileiro Rodrigo Salgado, desenvolveu uma inovadora câmara de ensaios que permite a simulação de problemas geotécnicos complexos. O trabalho desenvolvido mereceu a Medalha de Investigação em Geotecnia, atribuída pela Instituição de Engenheiros Civis (ICE) no Reino Unido.

Continuar a ler »

Uso de Barreiras Vibratórias na Proteção Sísmica de Edifícios

Dois investigadores da Escola de Ambiente e Tecnologia da Universidade de Brighton, no Reino Unido, desenvolveram uma solução antissísmica inovadora que permite a proteção de vários edifícios em simultâneo. Da autoria de Pierfrancesco Cacciola e Alessandro Tombari denomina-se Barreira Vibratória (ViBa) e visa a redução das vibrações de estruturas sujeitas aos intensos movimentos do solo durante um sismo.

Continuar a ler »

GEO5 Software para Soluҫões Geotécnicas

GEO5 Software para Soluҫões Geotécnicas

O GEO5 é um conjunto de programas para análise geotécnica e estrutural. O software inclui aplicativos individuais destinados à resolução de problemas geotécnicos específicos. Todos os programas estão estreitamente ligados entre si, sendo executados no mesmo ambiente. O GEO5 resolve as tarefas geotécnicas mais frequentes (Análise de Estabilidade, Escavaҫões, Muros de Arrimo, Fundações, Deformabilidade, etc.), bem como problemas de maior complexidade (análise de túneis, danos na construção devido à escavação de túneis, estabilidade de taludes rochosos, etc.)

Continuar a ler »

Utilização de Blocos de Geoespuma na Minimização de Assentamentos em Solos Compressíveis

Investigadores do Centro de Infraestruturas Civis Sustentáveis e Resilientes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Texas em Arlington estão a estudar formas alternativas de reduzir as deformações, decorrentes de assentamentos diferenciais, em estruturas construídas sobre solos moles e compressíveis. Um dos métodos que está a produzir melhores resultados é a utilização de blocos de geoespuma de grandes dimensões, que servem de interface entre a estrutura e o terreno.

Continuar a ler »