Projeto 901: Um dos mais incríveis empreendimentos geotécnicos subterrâneos da década

Um filme da Laing O’Rourke, empresa multinacional britânica do setor da construção, revela alguns pormenores daquele que foi um dos mais destacados empreendimentos geotécnicos subterrâneos da década, o “Projeto 901“, em Hong Kong.

O projeto, integrado num plano alargado, de âmbito territorial, de requalificação e expansão das infraestruturas urbanas de transportes de Hong Kong, apresentou desafios técnicos importantes, que requereram a intervenção de equipas multidisciplinares no processo de dimensionamento.

O Projeto 901 incluiu a construção de um trecho de metropolitano no subsolo de uma das zonas mais densamente populadas do mundo e a expansão subterrânea da Estação de Admiralty de forma a incorporar a interseção com uma nova linha.

No filme da Laing O’Rourke é apresentada em detalhe o engenhoso processo de execução de um sistema temporário de contenção e suporte que permitiu avançar em segurança com as diferentes fases da construção das estruturas subterrâneas.
Os suportes temporários foram construídos com total redundância e equipados com um sistema de potentes macacos hidráulicos que permitiram subir, descer e expandir os elementos de escoramento com relativa facilidade, de acordo com as necessidades dos trabalhos de construção. O planeamento cuidado destes trabalhos permitiu que o projeto se desenvolvesse durante um período de dois anos, sem afetar significativamente o funcionamento normal das restantes linhas da Estação de Admiralty.

Durante a execução projeto foi utilizado um sofisticado sistema de monitorização, que permitiu aos engenheiros visualizarem, em tempo real, informação sobre a saúde estrutural dos diferentes elementos construídos.

Fonte: EngenhariaCivil.com; Laing O’Rourke




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório