Franceses Desenvolvem Inovadora Barreira de Proteção Sísmica de Estruturas de Engenharia Civil

Franceses Desenvolvem Inovadora Barreira de Proteção Sísmica de Estruturas de Engenharia Civil

Um grupo de investigadores franceses da Universidade Aix-Marseille (AMU), em colaboração com a consultora de engenharia Menard Vibro, desenvolveu um método geotécnico de alteração do solo natural que poderá contribuir para a redução da ação destrutiva dos sismos em estruturas de Engenharia Civil. De acordo com um artigo publicado na Physical Review Letters, a tecnologia consiste na execução de uma malha de furos cilíndricos, com distribuição e geometria específicas, que formam uma espécie de barreira, impedindo a ampliação de ondas sísmicas.

Ensaios de campo levados a cabo por Stéphane Brûlé, Emmanuel Javelaud, Stefan Enoch e Sébastien Guenneau perto de Grenoble, França, confirmaram a validade dos modelos numéricos inicialmente elaborados, mostrando uma modificação efetiva da distribuição da energia sísmica, na fronteira da malha de furos.

O metamaterial sísmico assim obtido reveste-se de enorme importância para a engenharia civil e em particular para a engenharia sísmica, constituindo um ponto de partida fundamental para o desenvolvimento de tecnologias avançadas de deflexão de energia sísmica e proteção de estruturas.

Fonte: Physical Review Letters; American Physical Society | Imagens: via Physical Review Letters; American Physical Society; Seismic metamaterial: how to shake friends and influence waves – S. Brûlé, E.H. Javelaud, S. Enoch, S. Guenneau




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório