Uso de Barreiras Vibratórias na Proteção Sísmica de Edifícios

10 Julho, 2015.

Uso de Barreiras Vibratórias na Proteção Sísmica de Edifícios

Dois investigadores da Escola de Ambiente e Tecnologia da Universidade de Brighton, no Reino Unido, desenvolveram uma solução antissísmica inovadora que permite a proteção de vários edifícios em simultâneo. Da autoria de Pierfrancesco Cacciola e Alessandro Tombari denomina-se Barreira Vibratória (ViBa) e visa a redução das vibrações de estruturas sujeitas aos intensos movimentos do solo durante um sismo.

A barreira vibratória é um dispositivo que funciona enterrado no solo e possibilita a absorção de uma parte significativa da energia dinâmica, mitigando os efeitos das ondas sísmicas na resposta estrutural.
As Barreiras Vibratórias tiram partido dos fenómenos de interação estrutura-solo-estrutura, sendo formadas por maciços de fundação de grandes dimensões, fisicamente separados dos edifícios que visam proteger. Contêm no seu interior unidades de oscilação internas capazes de absorver a energia dinâmica que afetaria as estruturas próximas durante um sismo.

Ao contrário das soluções localizadas de isolamento sísmico e dos amortecedores de massas sintonizadas (TMD), este dispositivo de controlo passivo funciona de forma global, proporcionando uma proteção efetiva das estruturas próximas.
Os ensaios experimentais realizados em plataforma sísmica mostraram uma redução da aceleração estrutural que pode chegar aos 87%.

Ao contrário de outras soluções de proteção, as Barreiras Vibratórias necessitam de ter, no entanto, muito grandes dimensões, pelo que poderão não ser indicadas para todas as situações. Os maciços de proteção devem possuir pelo menos 50% da massa média dos edifícios que estão a defender, para funcionarem de forma eficiente.

A versão integral (em inglês) do artigo “Barreiras Vibratórias: um novo dispositivo para o controlo passivo de estruturas sujeitas ao movimento do solo” pode ser descarregada através do link abaixo indicado.

Download Artigo Completo

Fonte e Imagens (adaptada): “Vibrating barrier: a novel device for the passive control of structures under ground motion” – P. Cacciola, A. Tombari




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Uso de Barreiras Vibratórias na Proteção Sísmica de Edifícios

  1. Amortecedor de massa sintonizada (TMD) do Taipei 101 bate recorde mundial de deslocamento durante tufão | EngenhariaCivil.com

    […] com cerca de 660 toneladas de peso que permite contrariar os efeitos dinâmicos do vento e evitar deslocamentos excessivos do edifício que possam comprometer a sua integridade […]

Comentar

* Obrigatório