Ordem dos Engenheiros debate as respostas da engenharia às alterações climáticas

27 Agosto, 2018.

Ordem dos Engenheiros debate as respostas da engenharia às alterações climáticas

A Ordem dos Engenheiros organiza, no próximo dia 5 de setembro, no Auditório da Região Norte da OE, no Porto, o seminário “Adaptação às Alterações Climáticas – As Respostas da Engenharia”. O evento realiza-se no âmbito da iniciativa “Ano OE das Alterações Climáticas”, promovida pela OE durante o ano de 2018.

O seminário centrar-se-á nas implicações das alterações climáticas na atividade da engenharia, incluindo da engenharia civil, bem como o papel das soluções tecnológicas na construção de um futuro mais sustentável.

O evento será aberto por Carlos Mineiro Aires, Bastonário da Ordem dos Engenheiros e Carlos Martins, Secretário de Estado do Ambiente, tendo como oradores de destaque Emídio Gomes, Vice-Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e Fernando Veloso Gomes, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

O seminário será composto por 4 sessões técnicas principais dedicadas às temáticas da influência das alterações climáticas na energia, nas águas e resíduos, recursos naturais e economia e sociedade.
Estas sessões contarão com intervenções de Joaquim Borges Gouveia, da Universidade de Aveiro, Adélio Mendes, da FEUP, Pimenta Machado e Mercês Ferreira, da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Joaquim Sousa Góis, da FEUP, Cristina Calheiros, da CIIMAR-UP, Paulo Rodrigues, do Conselho Regional Norte do Colégio de Engenharia Química e Biológica e de João Falcão e Cunha, da FEUP.

A porção final do evento contará com uma intervenção de João Falcão e Cunha, da FEUP, que fará o encerramento do seminário e a apresentação das conclusões.

O seminário “Adaptação às Alterações Climáticas – As Respostas da Engenharia” é gratuito para o público em geral, carecendo, no entanto, de inscrição obrigatória, que poderá ser efetuada através dos contactos a seguir indicados.

Informações
Ordem dos Engenheiros
Gabinete de Assuntos Profissionais
Tel.: 213 132 613 | 662 | 664
E-mail: gap@oep.pt

Fonte: Ordem dos Engenheiros | Imagens (adaptadas/ilustrativas): via Aleksandar Pasaric




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório