Ordem dos Engenheiros apresenta Projeto de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Tejo e Oeste em Santarém

27 Junho, 2018.

Ordem dos Engenheiros apresenta Projeto de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Tejo e Oeste em Santarém

A Delegação Distrital de Santarém da Ordem dos Engenheiros (OE) promove, no dia 5 de julho, na Sede da Delegação Distrital de Santarém, a conferência de apresentação do “Projeto Tejo – Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Tejo e Oeste“.

Trata-se de um projeto de hidráulica agrícola que visa fornecer água a 300 mil hectares das regiões do Ribatejo, Oeste e Setúbal, com um tempo de vida útil estimado de 30 anos.
Representando um investimento de quatro milhões e meio de euros, o Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Tejo e Oeste, incluirá a instalação de um sistema de rega numa extensa área de 300 mil hectares, que integrará os sistemas coletivos de regadio já existentes.

Serão abrangidas a região do Ribatejo, região Oeste e a região de Setúbal, incluindo o Sorraia, Lezíria Grande, Carril, Alvega, Cela, Alvorninha, Sobrena, Óbidos e Liz.

O massivo projeto incluirá igualmente a construção de seis açudes com escada passa-peixes e mini-hídricas, entre Abrantes e Lisboa, que permitirão abranger uma área útil cerca de duas vezes superior à que atualmente é abrangida pelo projeto de Alqueva.

A sessão será coordenada por Manuel Campilho, administrador da Lagoalva, e Jorge Vitorino Froes, engenheiro agrónomo.

Informações
Delegação Distrital de Santarém
Av. Madre Andaluz, 7 – R/CH Dto.
2000-210 Santarém
Tel. 243 321 500
E-mail: santarem@sul.oep.pt

Fonte: EngenhariaCivil.com; Ordem dos Engenheiros | Imagens (adaptadas/ilustrativas): EngenhariaCivil.com; via UMass Amherst




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório