Infraestruturas Metroviárias

As Infraestruturas Metroviárias são o conjunto de infraestruturas associadas aos sistemas de metropolitano subterrâneo ou de superfície. Incluem, entre outros, as vias de metro, as estações de metro subterrâneas e de superfície, os túneis e as obras de arte necessários à circulação das composições de metro, entre outros.


Artigos e Notícias sobre Infraestruturas Metroviárias

Imagem do dia: Ponte flutuante da I-90 será a primeira do mundo a integrar vias para metro ligeiro de superfície

4 Abril, 2017

Imagem do dia: Ponte flutuante da I 90 será a primeira do mundo a integrar vias para metro ligeiro de superfície

A Autoridade Regional de Trânsito de Central Puget, Sound Transit, divulgou novas imagens do projeto de construção da ponte flutuante da autoestrada I-90, nos EUA. A obra-de-arte será a primeira do mundo do seu género a integrar vias para metro ligeiro de superfície, fazendo parte do plano East Link de extensão da rede viária. De forma a ter em conta os variações de nível e ondulação do lago Washington, o projeto prevê a utilização de um sistema inovador de estabilização de carris que permitirá que as composições circulem em segurança a velocidades de até 89 quilómetros horários.

Continuar a ler »

1200 Operários Japoneses Alteram Traçado de Metro em Tóquio em Menos de 5 Horas

24 Novembro, 2014

1200 Operários Japoneses Alteram Traçado de Metro em Tóquio em Menos de 5 Horas

O Município de Shibuya revelou recentemente imagens da operação, realizada no ano passado, de alteração do traçado ferroviário entre as estações de Shibuya e Daikanyama. A obra, que durou apenas algumas horas, mobilizou cerca de 1200 operários, coordenados de forma exemplar, sendo demonstrativa da capacidade tecnológica e organizativa da engenharia japonesa.

Continuar a ler »

Crossrail – O Maior Projeto de Engenharia Civil da Europa

23 Abril, 2013

Crossrail   O Maior Projeto de Engenharia Civil da Europa

O maior projeto de Engenharia Civil a decorrer atualmente na Europa situa-se em Londres, Reino Unido e envolve cerca de 7000 pessoas e 40 estaleiros de construção a operar em simultâneo. O Crossrail é uma obra de tunelação massiva com o objetivo de expandir em 42 quilómetros, a rede de metropolitano subterrâneo Londrina.

Continuar a ler »