TGV Poceirão-Caia Adjudicado à Brisa e Soares da Costa

12 Dezembro, 2009.

Foi hoje anunciado pelo governo em Évora a adjudicação, ao consórcio liderado pela Brisa e pela Soares da Costa, da construção do troço Poceirão-Caia do TGV. O consórcio ganhador, ELOS – Ligações de Alta Velocidade, inclui ainda a espanhola ACS, Grupo Lena, Bento Pedroso, Edifer, Zagope, a americana Babcock & Brown, o Millenium BCP e a Caixa Geral de Depósitos.

A obra, cujo final está previsto para 2013, tem um custo de 1359 milhões de euros e integra a construção e manutenção de 170 quilómetros de linha de alta velocidade.


Outros artigos interessantes:

IST Promove Curso de Sistemas Hidráulicos em Edifícios em Março
CTBUH Promove Simpósio Sobre o Futuro das Cidades
Engenharia e Dimensionamento de Edifícios de Grande Altura em Nova Iorque
RoomVent 2014 - Congresso Internacional de Ventilação em Edifícios em São Paulo
São Paulo Recebe Maior Evento da América do Sul no Setor do Betão
Dubai Organiza Encontro Internacional de Projeto e Engenharia de Fachadas

         
         


Tópicos Relacionados

         -  Curso de Revit Estruturas 2015 - Completo (63h)
         -  Curso de Robot Structural Analisys 2015 - Completo | Porto e Lisboa
         -  Dúvidas sobre o futuro
         -  Melhor mestrado para estrangeiro
         -  Ajuda em método de construção de laje.
         -  Qual a especialidade tecnológica de cada país? [engenharia civil]
         -  Curso Revit Architecture 2015 - Completo Nova Data
         -  Qual faculdade devo escolher para mestrado?
         -  Problema com raiz de árvore.
         -  Escolha de mestrado
          

Artigos Relacionados

         -  Imagem do Dia: Estudantes Americanos Criam Robot Para Limpeza de Painéis Solares
         -  Economia para Engenheiros no Instituto Superior Técnico
         -  Urbanismo e Cidades Inteligentes na Ordem dos Engenheiros em Outubro
         -  Sociedade Britânica de Túneis Organiza BTS 2014 em Londres
         -  Imagem do Dia: Projeto do Complexo Residencial Maryah Plaza em Abu Dhabi
         -  Evolução das Candidaturas ao Curso de Engenharia Civil em Universidades Portuguesas
         -  Fachadas de Elevada Performance em Destaque na Conferência Facades + 2014 Dallas
         -  Imagem do Dia: Ponte Móvel Friedrich Bayer
         -  ERF Discute Infraestruturas Rodoviárias e Segurança em Moscovo
         -  Método de Classificação Acústica do Laboratório Nacional de Engenharia Civil

Vídeos Relacionados

         -  Maior Infraestrutura de Energia das Marés do Mundo Avança em 2015
         -  Sistema de Sombreamento que se Adapta à Radiação Solar e Ocupantes
         -  Transporte Fluvial de uma Casa de 240 Toneladas
         -  Espanha Cria Conjunto de Robots que Imprimem Estruturas
         -  Comportamento de Ligas Metálicas com Memória
         -  Método da Cunha Pneumática Para Execução de Estruturas
         -  Sistema de Parqueamento Robótico Serva
         -  Micro-Robots Constroem Treliça com Barras Fibra de Carbono
         -  Polímero Autorregenerável Criado nos EUA
         -  Proteção Solar Mecânica de Fachadas

29 Comentários a TGV Poceirão-Caia Adjudicado à Brisa e Soares da Costa

  1. Tiago Rendeiro

    Finalmente o TGV começa a avançar. São obras destas que empurram o país para a frente. É necessário criticar o governo quando faz trapalhadas, mas também há que elogiar quando as coisas são bem feitas.

  2. Adriano Pinto

    É sem dúvida uma obra fundamental para Portugal mas vamos lá ver se estes milhões todos vão dar em alguma coisa.

  3. Rosa Pires

    A obra é imprescindível, já o traçado poderia ser melhorado. Há troços que não fazem o menor sentido. E porquê tantas estações? Para isso temos o alfa-pendular.

  4. Rita Fernandes

    Acho uma obra importante para o pais, embora não concorde com o traçado, seria muito importante um eixo Aveiro-Viseu-Vilar Formoso, seria de grande importância para o centro do pais, economicamente a ligação ferroviária faz imenso sentido, uma vez que é inexistente.

  5. Rúben Gomes

    Eu adoro a ideia de um avanço tecnológico no nosso Portugal, mas antes de avançar temos que criar e aperfeiçoar as infraestruturas ferroviárias no nosso país, e pensar que o nosso interior estas infraestruturas são quase inexistentes. Para avançar temos de aperfeiçoar o que temos!

  6. Vitor Oliveira

    Os nossos alfas pendulares atingem +240Km/h mas têm que partilhar linhas com comboios mais lentos e assim só em curtos percursos se aproveita a sua velocidade. Já os temos há mais de 10 anos a andar a passo de caracol e por vezes parados, esperando vez em zonas de linha única, como já deve ter acontecido a quem lê estas linhas.

  7. Mauricio Arrais

    Foi uma pena não terem parado,com umas auto-estradas(CEMITÈRIOS DE PORTUGAL)e terem construido a LINHA DO ORIENTE TGV.Então os ministros das finanças,não sabiam que o combóio é o TRANSPORTE TERRESTRE MAIS SEGURO E RÀPIDO NO MUNDO PARA O TERCEIRO MILÈNIO?Nunca pararam com a rodóvia,e agora param o TGV a 320km/h,em direção á Europa!A REDE FERROVIÀRIA,está encerrada á mais de vinte anos,no Alentejo uma das provincias mais ricas de Portugal.Copiem pela Espanha mais de 1500km de linhas renovadas.Para sair da crise vamos investir em que?Já viram a loucura que é todos os dias passarem 3000 tir e 3000 motoristas pela fronteira dos Pirineus?Apenas dez combóios em dupla tracção,vinte maquinistras,dez chefes de combóio,transportavam mais mercadoria,a 100km/h e com mais segurança.A REDE FERROVIÀRIA ficou,esquecida pelos governantes,principalmente ao sul de Portugal.Se estamos em crise de emprego,é preciso investir,construindo carruagens de dois pisos,no Entroncamento,traineiras nos estaleiros de Viana.Renovar a linha Estremoz Portalegre,para ligar o Sul com o Norte.É preciso poupar muito,e investir muito.Mauricio Arrais.Abrantes.

  8. Mauricio Arrais

    Os combóios em Portugal e Espanha,são os mais seguros no Mundo a seguir á Ìndia.A bitola Ibérica 1,668m,é a mais larga,e com a linha construida com travessas de betão,a bitola não abre um centimetro,a segurança é máxima para os combóios em circulação.Não é justo a França e Alemanha com bitola 1,435m,obrigarem a Espanha e Portugal,a modificar a bitola,e tambem os rodados de todo o seu material circulante.A CP e Refer,irem fazer uma despesa incalculável,nas modificações,que técnicamente estão erradas.Em tempo de crise,originada por ministros incompetentes,agora é preciso investir,para se criarem postos de trabalho.Não concordo com mais uma ponte.Julgo que a ponte 25 de Abril,poderá dar resposta.Tem junto ao apeadeiro de Monte das Flores a pedreira,que tem toda a qualidade de brita para a LINHA DO ORIENTE,e até para exportar para Espanha.Até as travessas de betão podem ser feitas junto ao apeadeiro,sem despesa de transporte.Daqui por uns anos a linha vai custar uns milhões de euros mais.Mauricio Arrais.Abrantes.

  9. Mauricio Arrais

    Económicamente os vinte e dois combóios,para o TGV,devem ser construidos em Portugal,e não importados.As oficinas do Entrocamento e talvez a Sorefame,podiam construir os combóios,por menos dinheiro,e davam trabalho aos operários evitando a importação .As sete universidades e dois institutos,podiam fazer as maquetes das carruagens de dois pisos,e de vagons de todos os tipos,com o dobro da caixa,para transportarem por exemplo 25 toneladas por eixo.Com a linha com travessas de betão,com pouca despesa de manutenção,com carruagens modernas de dois pisos,e os vagons com o dobro da caixa,as empresas começam a ter lucros.As carruagens de dois pisos,devem custar menos que duas dum piso,transportam o mesmo numero de passageiros,pesam menos,menos consumo da locomotiva,menos tonelagem mais velocidade,metade dos maquinistas,chefes de combóio,revisores,metade dos combóios em circulação.O serviço de transporte é feito com metade das unidades,e talvez mais fácil a condução pelo maquinista.Em caso de acidente grave são metade das unidades envolvidas.Ao longo dos anos,a conservação das linhas,foi o grande prejuizo da CP.Agora com travessas de betão vida nova.

  10. Mauricio Arrais

    Com a linha do Sul e de Évora,renovadas com travessas de betão,carris novos,e eletreficada,e com um bom perfil em planicie,não suportaria velocidades de 200km/h combóios de passageiros,e 120km/h combóios de mercadorias?Serem feitos testes,a estas velocidades!Podia ser evitada a via dupla,entre Pinhal Novo e Èvora,evitando duas linhas paralelas,em perto de 100km.Como com combóios com carruagens de dois pisos,as circulações são reduzidas,para metade,estas linhas podiam responder perfeitamente a alta velocidade.De Evora a Caia,então via dupla,em reta.Como já disse anteriormente a pedreira junto ao apeadeiro de Monte das Flores,tem toda a qualidade de brita para a linha,e até para exportar.As travessas de betão,podem ali ser feitas,desde que se construa um estaleiro.A estação de PINHAL NOVO,seria o CENTRO FERROVIÀRIO DO SUL,com ligação ao Algarve,Sines,Setubal ,Lisboa Oriente e Santa Apolónia Embarque .Com uma linha nova de alta segurança,entre Pinhal Novo e Évora,que pode perfeitamente responder a todo o tráfego,dos portos talvez seja evitado a linha dupla,entre aquelas cidades.Duas linhas paralelas na distância de 100km,pode ser evitado.Os gastos com a constução,seria menos de metade.Os combóios construidos nas oficinas do Entroncamento,á prova de incendio,todas as carruagens com cintos de segurança especiais.A VIDA DUM PASSAGEIRO NÃO TEM PREÇO!Ex-chefe de combóio da Estrela de Èvora.Abrantes.

  11. Mauricio Arrais

    A linha Evora .Caia pode ser evitada por um desvio dos Arcos a Caia ,uns 40k m apenas ,em reta e sem pontes.A linha Evora ,Vila Viçsa renovada com bitola 1,435m.Esta linha era renovada,evitando uma outra linha,com muitas despesas,com expropriações,brita,travessas 100000.100km de carris e mão de obra.Esta linha deve ser renovda para ligação a Portalegre,e aEspanha.A linha Evora Caia tem pela frente a Serra de Ossa,que obrigava um desvio,e ia destruir muias terras de cultivo,que ficavam retalhadas.Existe um inconveniente a rampa do Ameixial para Estremoz,para combóios em dupla tração.Muitas noites fiquei com os combóios retidos a meio da rampa.e ter que levar metade do combóio a Estremoz e voltar para levar o restante materialEx chefe de combóio da Estela de Èvora,Arante2012/011.

  12. Mauricio Arrais

    Portugueses:Tive uma nova idéia para a linha Sines aoCaia.Ate´Évora está renovada,Agora sendo renovada a linha de Evora a Vila Viçosa,da estação de Arcos uma derivação para o Caia uns 30 ou 40 kim.Ficava a linha de Vila Viçosa renovada,com ligação,a Portalgre,e não era preciso uma linha nova de Évora ao Caia 92km.È certo que do Ameixial a Etremoz tem uma gande rampa,Iria aumentar o percurso uns 15km em relação á nova linha,que teria muitas expropriações,e muitas pontes.Julgo que os comboios de mercadorias podiam circular em dupla tração,de Sines ao Caia a 120m/h em quasi todo o percurso o que já era muio bom.Uma auto estrada e duas linhas a atravessar o Alentejo era muito.Era uma solução mais economica.Ex chefe de estação e de cobóios na Ex Estrela e Èvora,Mauricio Arrais,Abrantes.25/12/211.

  13. Mauricio Arrais

    Portugueses:Informo que a bitola de Espanha e Portugal 1,668m,é mais segura cerca de 13,7%do que a da França e Alemanha 1,435m.Pois estes dois paises obrigaram Espanha e Portugal a mudar a bitola,e material circulante para a bitola com perto de 200 anos,bitola de minas de carvão em Inglaterra.FIM!Mauricio Arrais.Abrantes.

  14. Mauricio Arrais

    Dra Rita:Tambem não queira tudo para si|Acabaram aí com a linha,tem uma linha da Beira Alta até Vilar Formso e uma auto estrada,então ainda quer mais?Deixe ao menos a LINHA DO ORIENTE TGV,em via única no Alentejo,pra tranportar todos os produtos,dos portos,para Madri,em combois em dupla tração,e acaba com os 3000 tires e 3000 motoristas que fazem um barulho infernal nas fonteiras,não deixam as pessoas dormirOs.. alentejanos estão sem combóios á uns trinta anos.Então não tem pena deles?Ou não tem coração?Ao menos deixe o governo pedir mais de trinta anos são os mais pobres de Portudal.Pronto….Abrantes.31/01/2012.

  15. Mauricio Arrais

    Obrigado por teren cortado o final para a Dra Rita,que ainda ,qer mais comboíos para o Norte|Se não sabe fica a saber O COMBOIO EM PORTUGAL,È O TANSPORTE TERRESTRE MAIS SEGURO CÓMODO e RÀPIDO NO MUNDO,PARA O TERCEIRO MILÈNIO.Mauricio Arrais.

  16. Mauricio Arrais

    Engenharia Civil.Foi a Troika que mandou construir tantas AUTOESTRADAS,cemitèrios de PORTUGAL ?Desde 1998 mais de 15000 mortos,è um cemitèrio duma grande cidade.Mataram a C P e Refer.Segundo as estatisticas das estações,as mais rentàveis eram as do Alentejo,linhas todas encerradasà mais de trinta anos.Informo que as linhas do Sul e Sueste,e as linhas de via reduzida eram ou são ainda PATRIMÓNIO DO ESTADO.As linhas de menor rendimento eram as da Beira Alta e Beira Baixa,uma pobreza franciscana.A Troika sabe o rendimento das linhas para mandar encerrar?Então querem encerrar duas linhas internacionais?O Alentejo fica sem combòios,com as linhas ao abandono,è o Grande Deserto do Sul.É urgente renovarem as linhas do Alentejo, da Lousã e do Tua.Nunca viram ao vivo um combòio em dupla tração,não se compara com um simples tir,.As linhas internacionais devem ser todas de bitola 1.668M a mais segura no Mundo.Os franceses e alemães,é que devem mudar de bitola,e de material circulante,tem muitas fàbricas,e euros.A bitola deles è do tempo de Napoleâo Bonaparte,estão desatualizadas.A VIDA DUM PASSAGEIRO NÃO TEM PREÇO.Mauricio Arrais. Abrantes.1/3/2012.

  17. Mauricio Arrais

    Snr.Soares da Costa:Por esta desistência de ministros incompetentes é que eu não esperava.Tanto que tenho trabalhado a dar-lhe lições ,como devem construir a LINHA DO ORIENTE em via única,querem é autoestradas CEMITÈRIOS de Portugal,em 13 anos 15.740 mortos.Agora é Vila Real a Bragança 500 milhões!São alérgicos á FERRÒVIA,!O ALENTEJO CELEIRO DE PORTUGAL á 30 anos sem combóios.Eram as linhas mais rentáveis de Portugal.Mataram o Alentejo e parte do Algarve.Arranjaram esta divída enorme a Portugal,a construir ao desbarato autoestradas,A1,A2,A3,A8,A14,A22,A23,A25 todas ao lado das grandes linhas férreas,para matarem a C P.Agora a Troika parece que querem encerrar duas linhas internacionais a de Marvão por onde circula o Lusitânia Expresso,e a do Leste a Badajoz.Estão com pressa vão andando a pé é o transporte mais seguro.Fui obrigado a parar.È tudo lixo .

  18. Mauricio Arrais

    Perdi o meu tempo inglóriamente a escrever estes dez comenários,Afinal não querem receber lições do antigo chefe de estação e de combóis da Estrela de Èvora.Para os que ignoram o COMBÒIO em Espanha e Portugal é o mais seguro no Mindo.A bitola da linhaém Portugal é a mais larga 1,668m,dá mais estabilidade aos combóios,que em linha reta podem circular a 570km/h.As linhas no Alentejo,abandonadas á 30 anos é um dó de alma,para os portugueses.Um país com dirigentes falhados,a destruirem o PATRIMÓNIO DO ESTADO.Nunca é tarde para ensinar.

  19. Mauricio Arrais

    Já expliquei como construir a LINHA DO ORIENTE em via única,para o combóio FOGUETE DO ORIENTE ,SINES ao CAIA.A estação dePinhal Novo será o CENTRO FERROVIÀRIO DO SUL.Não é preciso a ponte.A estação para cruzamentos ,será Casa Branca ou Evora.È urgente a CP comprar carruagen modernas de dois pisos,só assim terão lucros.Horários bem elaborados.Não encerrar linhas internacionais.Renovar a REDE FERROVIÀRIA,como tem feito os outros paises.Os preços dos transportes serem reduzidos perto de 20%.Novos vagons com caixa para 25ou 30t por eixo.A linha Sines a Evora garante velocidades na ordem dos 220km/h,o que é muito bom.Sou contra velocidade dos 250km.Mais de 20 auto estradas tiraram o tráfego á CP,temos que fazer concorrência,aos novos vizinhos maus,em tempo de crise por eles motivada.Foi dinheiro espalhado em alcatrão,por montes e vales mais de 28000km.Os governantes nunca viram um combóio em dupla tração pela cauda.Apenas dois maquinistas e um chefe de combóio!De Sines ao Caia é um pulo.Suspendam o ataque criminoso á linha do Tua.Os cruzmentos mais seguros,são feitos nas estações com os dois completos e parados denro dos postes de lemite.Ex chefe de combóis na estrela de Evora.Maricio Arrais.

  20. Mauricio Arrais

    TGV mais económico.O TGV circular de Lisboa a Marvão,por onde circularam os rápidos desde 1943.È a melhor fronteira de Portugal para a Europa.O percurso até Entroncamento em via dupla,e via única até Marvão.Linhas em bitola 1,668m,até Madrid,a mais segura no mundo.Não queremos o TGV a circular em bitola 1,435,mmenos segura á volta de 14%.Carruagens de dois pisos panorâmicas.Os comboios de SINES e SETUBAL circulam pelas boas linhas do Alentejo até Marvão,seguindo para a Europa,em bitola 1,435m.È preciso reparar 65km do ramal de Caceres.A entrada do TGV pelo CAIA,era aumentar o percurso em perto de 140km.A velocidade média deve rondar os 200km/h.Ex chefe de estação e de combóios na estrela de Evora.Mauricio Arrais.Abrantes.

  21. Mauricio Arrais

    Só já peço ao Snr Soares da Costa,que par com as obras pela,via Caia .As melhores linhas para o TGV são de Lisboa Oriente,Entroncamento,Abrantes T.das Vargens,Marvão e Madrid,em bitola 1,668m a mais segura no Mundo.Não queremos o FOGUETE LUSITANO,em bitola 1,435m para Madrid.As nossas linhas são mais seguras do que lá em Bruxelas,.Não queiram enganar os portugueses,em tempo de crise.Temos que comprar mais de 300km de carris para as linhas de SINES e SETUBAL até Marvão,milares de travessas de betão,eletrificar 65km no ramal de Caceres.Novas carruagens de dois pisos panorâmicas,vagons com o dobro da caixa para mais tonelagem.Só assim a C.P. pode ter lucro uma vez na vida.Mauricio Arrais.Abrantes.

  22. Mauricio Arrais

    Portugueses:Desculpem meti muita água nos primeiros comentários.O combóio TGV so´´ deve circular de Lisboa Oriente para Marvão seguindo para Madrid a 200km/h.Espanha desde 2010 que tem a linha em via dupla renovada de Madrid a VAlencia 391km em duas bitolas.Assim os comboios de Sines e Setubal devem circular para Marvão todos em dupla tração ,seguindo para a Europa.*E a melhor fronteira de Portugal para a Europa a partir de Lisboa.Só um exemplo;Desde á 150 anos circularam pelo ramal perto de 200.000 comboios ,sendo 51.100 rápidos.,em 70 anos.O TGV não deve circular pelo Caia,seria um grande desastre financeiro para Portugal.As linhas estão construidas,faltam os combóios.A fronteira de Marvão,vai ser a que fica com mais circulações.Ex chefe de estação e de comboios na estrela de Evora.Mauricio Arrais.Abrantes.

  23. Mauricio Arrais

    Portugueses:Á 150 anos que temos as melhores linhas em bitola 1,668 m,de Lisboa para Marvão e Madrid.Em 130 anos circularam pelo ramal de Caceres,perto de 200.000 comboios.julgo sem acidentes graves.Desde 1943 á 70 anos já circularam perto de 51.100 comboios rápidos,pelo ramal.È A MELHOR FRONTEIRA DE PORTUGAL PARA A EUROPA.Agora a linha renovada de Entroncamento a Marvão,e iletrificada,o desejado TGV,pode circular a 200km/h até Marvão e Madrid.Os comboios de Sines e Setubal todos em dupla tração,devem circular por Marvão,para a Europa.Não é preciso a ponte faraónica de 7km,mais 92km de linha de Evora a Elvas.Com as circulações normais no ramal,mais o TGV e os mercadorias vindos de Sines e Setubal,será perto duma dezena de circulações,movimento que nenhuma outa fronteira terá.A estação de Lisboa Oriente tem boas linhas,não são precisas obras.O euro está muito caro custa duzentos escudos!Obrigado.Mauricio Arrais.Abrantes

  24. Mauricio Arrais

    Portugueses:Ando a perder tempo,com comentários sem saber se a CP e REFER, reparam nos comentários,e reparam os erros cometidos desde 1980 ,ao encerrarem 800km das melhores linhas no Alentejo.As cidades de Elvas,V,Viçosa,Estremoz ,Reguengos,Moura,precisam de inter cidades a 200km/h,com ligações para Lisboa e Madrid.Apenas uma unidade de dois pisos,em cada linha,nos dois sentidos.Foi pena terem fechado a Sorefame que construia comboios.O COMBOIO É O TRANSPORTE TERRESTRE MAIS SEGURO,CÒMODO,ECONÒMICO,NÃO POLUENTE E RÀPIDO NO MUNDO PARA O TERCEIRO MILÈNIO.Ex chefe de estação e de comboios na estrela de Évora.Mauricio Arrais.Abrantes.

  25. Mauricio Arrais

    Portugueses:A C P ao longo de 150 anos nunca teve lucros.Foram muitas as causas.Primeiro tem a manutenção de todas as linhas.Pessoal em excesso nos serviços centrais.Comboios com horarios mal elaborados.O Estado transporta tudo com 50% de desconto ou á borla,descontos aos familiares dos funcionarios,enfim é a transportadora dos pobres.A fronteira de Marvão é a melhor de Lisboa para Madrid,em bitola 1,668 m a mais segura no Mundo.A Espanha tem 391km de linha via dupla em duas bitolas,inaugurada em 2010 de Madrid a Valencia,para velocidades acima de 300km/h.Falta a C P por a circular o FOGUETE LUSITANO de Lisboa para Marvão,e Madrid.Os comboios em Portugal e Espanha são os mais seguros no Mundo.Maurício Arrais.Abrantes.

  26. Mauricio Arrais

    Portugueses:Em 130 anos circularam pelo ramal perto de 200.000 comboios.Desde 1943 á 70 anos circularam de Lisboa para Marvão,seguindo para Madrid,perto de 51.100 comboios rapidos,que eu saiba sem acidentes graves.São as melhores linhas de Lisboa para Marvão,para velocidades na ordem dos 200 a 220km/h.A Espanha inaugurou em 2010 a linha via dupla de Madrid a Valencia,391km,iletrificada com duas bitolas para altas velocidades.Maurício Arrais.Abrantes.

  27. Mauricio Arrais

    Portugueses:Se a CP tinha a circular o Expresso Lusitano de noite para Madrid,deve por a circular de dia o FOGUETE LUSITANO a 200km/h de Lisboa para Marvão,seguindo para Madrid,com uma linha via dupla de Valencia a Madrid 391km,para altas velocidades.Apenas duas unidades de dois pisos panorâmicas para 300 passageiros seria sufeciente.Se já circularam mais de 51.100 rapidos,agora com linhas modernas,pode por a circular diariamente o desejado TGV,com ligação á Europa.Em Portugal metade do percurso de Lisboa a Entroncamento,via dupla já é muito bom e o restante trajeto via unica,com bom perfil,excepto os 65km do ramal,com curvas com pouco raio,e julgo ainda por iletrificar.Com linhas modernas,e carruagens de dois pisos,o preço dos bilhetes pode ser reduzido perto de 20%.Em Portugal sou só eu a comentar!Mauricío Arrais. Abrantes.

  28. Mauricio Arrais

    Portugueses:Errei de Lisboa a Entroncamento via dupla,e via unica até Marvão.De Lisboa para Madrid é a melhor fronteira,e mais perto.A distancia entre as duas capitais deve rondar 600km que a 220km/h pode demorar 2h45m.É preciso a Sorefame começar a fabricar carruagens e vagons modernos,com mais tecnologia do que na França e China.Só faltam os euros,temos bons engenheiros e operarios.O maior erro de Portugal,foi apostar nas auto estradas,em vez das linhas ferreas para alta velocidade.As caixas dos vagons serem construidas com medidas para transporte de contentores,dos portos.Ex chefe de estação e de comboios na estrela de Evora.Maurício Arrais.Abrantes.

  29. Mauricio Arrais

    Portugueses:Sou de opinião que o FOGUETE LUSITANO,composição de duas unidades,de dois pisos panoramicas,deviam circular só de Lisboa Oriente até Marvão.De Marvão a Irun por conta do trem bala.Faz-me confusão como são divididas as receitas entre a CP e a espanha.Em comboios de alta velocidade,não é aconselhavel muitas unidades,por muitas razões,de segurança e economica.Todos os lugares no tgv e até inter cidades devem ser munidos de cintos.Num acidente grave os passageiros saem dos lugares a velocidade superior a 200km/h.Nos comboios de alta velocidade devem ter um compartimento de primeiros socorros,em vez da pequena ambulancia,e o chefe de comboio não percebe nada de socorros(o meu caso) e restantes colegas.Ex chefe de estação e de comboios na estrela de Evora.Mauricio Arrais .Abrantes.

Comentar

* Obrigatório