Ligações aparafusadas em estruturas metálicas abordadas em curso do Técnico

11 Novembro, 2015.

Ligações aparafusadas em estruturas metálicas abordadas em curso do Técnico

O Instituto Superior Técnico (IST), através da FUNDEC organiza, nos dias 12 e 13 de novembro, no Departamento de Engenharia Civil do IST, em Lisboa, o curso “Dimensionamento e Cálculo da Resistência de Juntas em Estruturas de Aço com Ligações Aparafusadas – Nós de Vigas Trianguladas, Bases de Colunas, Juntas Viga-Viga e Viga-Coluna”. O curso será ministrado por Pedro Martins Mendes, Professor Associado do IST.

Durante os dois dias desta ação de formação serão abordados, no âmbito das ligações aparafusadas, temas como as juntas viga-viga e viga-coluna nominalmente articuladas, juntas com chapas de extremidade, juntas do tipo “fin plate”, juntas do tipo “dupla cantoneira de alma”, ligação de cantoneiras, diagonais de contraventamento, vigas trianguladas, bases de colunas, juntas articuladas e juntas resistentes a momento.

O curso é dirigido a Engenheiros Civis do ramo de Estruturas, em especial a projetistas de estruturas de aço, incidindo sobre a conceção e cálculo da resistência de juntas aparafusadas.

Fonte: via IST | Imagem (adaptada/ilustrativa): via Woordarch




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório