Zaha Hadid

Engenheiros Civis alemães projetam mais alto átrio do mundo com 190 metros

O Leeza Soho é um arranha-céus futurístico, atualmente em construção em Pequim, na China, caracterizado por possuir o maior átrio central do mundo, com cerca de 190 metros de altura. Com conclusão prevista para o final de 2018, o edifício comercial de 46 pisos terá 1,4 milhões de metros quadrados de área interior, devendo, quando finalizado, atingir uma altura de 207 metros. Foi projetado pelo gabinete Zaha Hadid e pelos Engenheiros Civis de estruturas da consultora alemã Bollinger + Grohmann.

Continuar a ler »

Já é conhecido o projeto do primeiro estádio de futebol totalmente construído em madeira

A proposta do gabinete Zaha Hadid foi a vencedora de um concurso internacional destinado à construção do novo estádio do clube de futebol britânico Forest Green Rovers. O projeto prevê a construção de uma estrutura ondulante totalmente em madeira, incluindo elementos que tipicamente seriam executados em betão, tais como as bancadas e as lajes de piso. O estádio de 5 mil lugares ficará enquadrado num empreendimento ecológico de 100 milhões de libras, com 40 hectares.

Continuar a ler »

Concluída a obra da magnífica Casa Portuária de Antuérpia de Zaha Hadid

Foi esta semana concluída a obra de requalificação da Casa Portuária de Antuérpia, que será a nova sede nacional da Autoridade Portuária da Bélgica. O projeto, do gabinete Zaha Hadid, incluiu a construção de um apêndice construtivo sobre o antigo quartel de bombeiros de Antuérpia, resultando numa impressionante estrutura, em forma de navio, que aparenta flutuar vários níveis acima do edifício original.

Continuar a ler »

Aprovada a construção de arranha-céus de Zaha Hadid na Austrália

O Município de Melbourne deu finalmente luz verde ao avanço do projeto de construção do “600 Collins Street“, um edifício de 54 pisos, 176 metros de altura e 70 mil metros quadrados de área. Com uso misto, residencial e comercial de escritórios este é o primeiro projeto do gabinete Zaha Hadid na capital costeira de Victoria. O edifício será constituído por quatro volumes principais, dispostos verticalmente e uma pele exterior envolta por elementos de fachada esguios, que se prolongam a toda a altura de cada uma das secções.

Continuar a ler »

Construção da Orquídea de Lusail deverá avançar em breve no Catar

O gabinete Zaha Hadid anunciou o avanço do projeto de construção de uma torre de 38 pisos e contornos fluidos, na exclusiva cidade de Lusail, no Catar. Com fachadas reticuladas em filigrana, inspiradas nas tradicionais mashrabiyas, foi desenvolvido em conjunto com a consultora internacional de engenharia Arup e o atelier Ten. O edifício de 70 mil metros quadrados de área terá uso misto residencial e comercial hoteleiro, devendo ficar concluído em 2020.

Continuar a ler »

Concluída a execução da estrutura da Torre Generali em Milão

A seguradora Generali anunciou a conclusão da construção da estrutura principal do seu novo edifício sede em Milão. Com 44 pisos e 185 metros de altura, “O Torto” como foi apelidado devido ao seu desenvolvimento vertical helicoidal, terá uma área interior total de 67 mil metros quadrados. Foi projetado pela consultora de engenharia Redesco Progetti italizano e pelo gabinete britânico de arquitetura Zaha Hadid, possuindo uma estrutura de betão armado e aço.

Continuar a ler »

Masterplan do centro financeiro de Praga

O gabinete Zaha Hadid revelou imagens do projeto urbano da zona comercial central da cidade de Praga, República Checa. O Masterplan abrange uma área de 70 mil metros quadrados nas imediações da Estação de Masaryk, representando um investimento total superior a 250 milhões de euros. Os elementos centrais do conjunto são um conjunto de edifícios de fachadas curvas e desenvolvimento sequencial em planta.

Continuar a ler »

Projeto final do Estádio Nacional do Japão

As autoridades japonesas anunciaram o avanço do projeto definitivo do Estádio Nacional do Japão, em Tóquio, para os Jogos Olímpicos de 2020. A proposta vencedora, da autoria do arquiteto Kengo Kuma, conhecida no final de 2015, recebeu agora a aprovação final, no que diz respeito ao arranque da construção. Este é um empreendimento rodeado de polémica, em parte devido à recusa de um projeto anteriormente aprovado, da autoria da arquiteta britânica Zaha Hadid.

Continuar a ler »

O novo edifício de Zaha Hadid em Melbourne

O gabinete britânico Zaha Hadid Architects divulgou imagens do projeto de um arranha-céus de 54 pisos para o centro financeiro de Melbourne, Austrália. O edifício “582-606 Collins Street” será constituído por quatro volumes parcialmente segregados, dispostos verticalmente, que dividirão funcionalmente a estrutura. Possuirá um avançado sistema de sombreamento de fachada e será otimizado do ponto de vista energético, permitindo poupanças na ordem dos 50% em comparação com um edifício convencional com as mesmas dimensões.

Continuar a ler »

Polémico Estádio Nacional do Japão já tem novo projeto

Depois do controverso cancelamento do projeto, elaborado pela arquiteta britânica Zaha Hadid, do Estádio Nacional do Japão, foram agora revelados, pelo Conselho Desportivo do Japão, dois novos designs com autoria de gabinetes nacionais. Os projetos dos estúdios de Kengo Kuma e Toyo Ito são finalistas de um segundo concurso para a construção daquela infraestrutura desportiva, que será uma peça central dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Continuar a ler »