IST promove curso de dimensionamento de estruturas especiais

A Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitetura (FUNDEC) organiza, nos próximos dias 20 e 21 de abril de 2017, no Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico (IST), o curso “Dimensionamento de Estruturas Especiais – Aspetos Específicos“.

Esta ação de formação, coordenada pelo Prof. José Oliveira Pedro e pelo Prof. Pedro Martins Mendes, do IST, é dirigido a Engenheiros Civis que desenvolvem a sua atividade profissional no domínio das estruturas, nomeadamente no projeto de estruturas especiais.

O primeiro dia do curso será preenchido com temas como vigas de secção soldada, resistência à flexão, secções transversais de classe 4, efeitos da encurvadura de placa na resistência de componentes comprimidos, larguras efetivas e  encurvadura lateral.
Serão igualmente abordados a resistência à encurvadura por esforço transverso, resistência a forças concentradas, dimensionamento de reforços transversais, vigas alveolares e celulares, especificidades das verificações de resistência e de deformabilidade, vigas trianguladas com perfis tubulares, tipos de juntas de perfis tubulares, efeitos das excentricidades nas juntas e cálculo estático de juntas soldadas tipo K com cordas RHS.

O segundo dia da ação de formação será dedicado às colunas compostas com cordas ligadas por travessas, colunas compostas com ligação triangulada das cordas, reservatórios, efeitos da pressão hidrostática e da ação sísmica, reservatórios circulares, reservatórios retangulares, silos, especificidades do comportamento estrutural, casos de carga em função do material armazenado, situações de pleno armazenamento e de descarga, chaminés, especificidades do comportamento estrutural, ação do vento, efeitos das rajadas e do desprendimento de vórtices e ações térmicas.

A frequência do curso tem um custo de 400 EUR + IVA 23% (492 EUR), podendo a inscrição ser realizada através dos contactos indicados a seguir.
Os participantes que frequentem o curso “Dimensionamento de Estruturas Especiais – Aspetos Específicos” receberão um Certificado de Frequência de Formação Profissional emitido pelo Instituto Superior Técnico.

Informações
FUNDEC
Fernanda Correia / Vanessa Silva
Tel.: 21 841 80 42
Fax: 21 841 81 93
e-mail: fundec@tecnico.ulisboa.pt

 




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório