Patologia construtiva em edifícios e técnicas de diagnóstico debatidas em Lisboa

Os Professores Fernando Branco, João Gomes Ferreira e João Ramôa Correia do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico (IST) coordenam, nos dias 27 e 28 de fevereiro, no IST, em Lisboa, o curso Problemas Correntes em Edifícios e Soluções de Reparação.

Dirigida a profissionais da área de AEC (Arquitetura, Engenharia Civil e Construção), em particular àqueles envolvidos na gestão e manutenção do edificado, esta ação de formação centrar-se-á nas manifestações patológicas mais correntes em edifícios, técnicas de diagnóstico e caracterização e as soluções de reparação mais adequadas a cada situação.

Nesse âmbito, serão abordados temas como o projeto com durabilidade, inspeção e gestão de edifícios, infiltrações em terraços, coberturas inclinadas, caves e pisos térreos, anomalias em betão armado, fissuras, corrosão e descasques.

O curso incidirá também sobre as Anomalias em paredes, anomalias de carácter estrutural associadas a fissuração, anomalias em elementos de madeira, identificação dos principais processos de degradação, preservação de madeira estrutural nova ou em serviço e principais técnicas de reabilitação e reforço local de elementos estruturais de madeira em serviço.

A porção final do curso será dedicada às anomalias em revestimentos interiores, fissuração e destacamento de ladrilhos em pisos e paredes, anomalias em rebocos, estuques e pinturas interiores, anomalias em revestimentos exteriores, destacamento de revestimentos pétreos em fachadas e anomalias em superfícies exteriores pintadas.

A frequência do curso, organizado pela Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitetura (FUNDEC), tem um custo de 500 EUR + IVA 23% (615 EUR), podendo a inscrição ser realizada através dos contactos seguintes.

 

Informações
Fernanda Correia / Vanessa Silva
Tel.: 21 841 80 42
Fax: 21 841 81 93
e-mail: fundec@civil.ist.utl.pt

 




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório