Engenharia Civil será a quarta engenharia mais procurada pelas empresas em Portugal em 2021

Engenharia Civil será a quarta engenharia mais procurada pelas empresas em Portugal em 2021

A Hays apresenta o seu Guia do Mercado Laboral 2021, uma análise detalhada das tendências do mercado de trabalho qualificado em Portugal, com base em inquéritos realizados junto de mais de 600 empregadores e cerca de 2700 profissionais. Engenharia Mecânica (44%), Engenharia e Gestão Industrial (38%), Engenharia Eletrotécnica (34%), Engenharia Civil (24%) e Engenharia Industrial e da Qualidade (18%) serão as mais procuradas pelas empresas em Portugal.

De acordo com a edição deste ano, cerca de 1 em cada 4 empregadores (25%) pretende recrutar Engenheiros em 2021. Estes valores variam consoante a região, sendo bastante mais elevados nas regiões Centro (53%) e Norte (29%) do que na região Sul (18%). O interesse em contratar este tipo de profissionais será superior em microempresas ou startups (38%) e em grandes empresas nacionais (31%).

Outras dados dos Guia do Mercado Laboral 2021 relativos aos profissionais de Engenharia:
– 83% dos profissionais de Engenharia consideram mudar de emprego em 2021
– 62% dos profissionais de Engenharia estão insatisfeitos com o seu pacote salarial atual
– 39% indicam insatisfação com as suas perspetivas de progressão

“O interesse dos empregadores em contratar Engenheiros aumentou relativamente ao ano anterior.” afirma Matilde Moreira, Manager na Hays Portugal. “As regiões Norte e Centro do país destacam-se a este nível, mas a procura por este tipo de profissionais deverá ser bastante pronunciada em todo o país, sobretudo em Engenharias associadas a ambiente industrial.”

No que diz respeito a Engenharia Informática, foi englobada numa categoria à parte neste estudo, apelidada de “Tecnologias da Informação”. 26% dos empregadores indica interesse em contratar perfis de Tecnologias da Informação em 2021.

Esta edição do Guia do Mercado Laboral tem como base inquéritos efetuados junto de cerca de 2752 profissionais qualificados de todos os setores e 612 empregadores a atuar em Portugal, além de milhares de entrevistas e reuniões realizadas pela Hays ao longo do ano, junto de candidatos e empresas em todo o país. Aborda as políticas retributivas e as médias salariais das mais variadas funções e áreas, as motivações dos profissionais portugueses, as preferências de quem está a contratar e as profissões mais recrutadas em todos os setores.

Fonte: Hays | Img: Lucas via Wikimedia




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório