Arquivo Setembro, 2010

Taxa de absorção

Relação entre a massa de água absorvida após imersão, a área da superfície e o tempo de imersão. Também denominada coeficiente de capilaridade, coeficiente de absorção ou factor de capilaridade.


Material hidrófilo

Material que tem afinidade com a água. Que absorve água.


Ensaio do Cone de Abrams

Também denominado ‘slump test’, é um ensaio de controlo de qualidade do betão fresco, nomeadamente da sua consistência e fluidez. Consiste em encher com argamassa, um molde metálico de dimensões normalizadas e depois de retirar o molde, medir o assentamento que sofre a massa de betão.


Coloração anormal da madeira

A modificação da cor da madeira é um indicador de alterações na sua composição química e, em consequência, das suas propriedades. Este defeito da madeira pode implicar a sua exclusão para fins construtivos, nomeadamente de carácter estrutural.


Ensaio de tolerância à flexão

Ensaio que permite medir a tolerância do aço a esforços de flexão sem que este sofra degradações significativas na sua estrutura interna.


Compacidade absoluta de um solo

Medida da densidade média das partículas de um solo.


Porosidade absoluta de uma rocha

Relação entre o volume de vazios e o volume aparente total da rocha. O volume de vazios inclui o volume ocupado por água


Densidade Absoluta

Volume específico das partículas de uma porção de solo, assumindo que este não tem vazios.


Ensaio de resistência à abrasão

Ensaio de avaliação da resistência de um material face ao desgaste exercido por outro material ou fluido.
Também denominado Ensaio Deval.


Resistência à abrasão

Resistência de um material ao desgaste superficial gerado pela acção de outro material ou fluido.


Abrasão

Um fenómeno de desgaste que gera perda de massa devido à acção de um corpo externo. A deterioração de rochas ou tijolos devido à remoção de material superficial por acção da água ou ar. A abrasão pode ser superficial ou profunda.


Abrasímetro

Equipamento para medir e controlar a resistência de materiais à abrasão.


Ablação

Desgaste. Perda de material mineral de uma rocha devido a erosão. A erosão do leito de um rio devido à acção abrasiva combinada da água e dos elementos da corrente.


AASHTO

Acrónimo de “American Association of State Highway and Transportation Officials”. Associação Norte-Americana de especialistas rodoviários e de transporte, anteriormente denominada AASHO.