Arquivo Junho, 2012

Mata-junta

Termo usado no Brasil para designar um elemento metálico ou de madeira utilizado para preencher juntas entre tábuas de soalho.


Assoalho

Termo utilizado no Brasil para designar soalho.


Talisca

Elementos de correia transportadora que permitem facilitar o arrastamento do material. Fenda em parede de elemento construtivo.


Chapiscar

Aplicar chapisco.


Corpo de prova

Termo usado no Brasil para designar Amostra.


Lajota

Termo usado no Brasil para designar uma laje pequena usada na pavimentação de vias pedonais.


Cálculo estrutural

Cálculo dos esforços e deformações de uma estrutura. Atualmente é comum utilizarem-se programas de cálculo automático para o cálculo e dimensionamento estrutural. Análise estrutural.


Desmoldante

Produto que se aplica na superfície da cofragem para evitar a aderência desta ao betão durante o processo de secagem e cura, facilitando a desmoldagem.


Romaneio

Termo utilizado no Brasil para designar uma lista detalhada de materiais de construção a usar em obra.


Tesoura de telhado

Termo utilizado no Brasil para designar a estrutura transversal treliçada, sobre a qual se apoiam as vigas longitudinais de um telhado. Num telhado de madeira, a tesoura é constituída por diversos elementos, entre os quais a linha, os pontaletes, o pendural, as empenas, as escoras e as ferragens.

 


Cobogó

Parede de betão, elementos de argila ou elementos de vidro com orifícios geralmente desenhados de forma artística, que permite a ventilação e passagem de luz para um compartimento de uma habitação ou delimitação de um espaço. O conceito foi criado no Brasil, no Recife, em 1929, mas popularizou-se durante as décadas de 40 e 50. A designação deriva do nome dos engenheiros que o criaram: Amadeu Oliveira Coimbra (Co), Ernest August Boeckmann (Bo) e Antônio de Góis (Go).


Mão francesa

Estrutura de configuração triangular que serve de apoio a bases ou vigas. Estrutura metálica usada para o suporte de equipamento de ar condicionado. Cantoneira.

Mão francesa metálica - Fonte: Mahler


Rufo

Elemento, geralmente metálico, cuja função é proteger os encontros de coberturas e paredes, evitando infiltrações das águas das chuvas nas juntas entre telhados e paredes ou infiltrações por capilaridade na face horizontal de paredes de cobertura.

Rufo tipo pingadeira e rufo interno (da esquerda para a direita) Fonte: Calhas Miranda


Espaçadores de armadura

Ver Espaçadores.


Espaçadores para construção civil

Ver Espaçadores.


Espaçadores de betão

Ver Espaçadores.


Espaçadores

Dispositivos que permitem o posicionamento adequado dos varões metálicos numa laje ou outro elemento estrutural, antes da betonagem.


Anel rodoviário

Ver Circular externa.


Angledózer de rodas

Ver Angledózer.