Arquivo Setembro, 2015

Cércia

Ver cércea.


PGL

Sigla (inicialismo) de Placas de Gesso Laminado.


Placas de gesso cartonado

Ver Placas de Gesso Laminado (PGL).


Sistemas Construtivos com Placas de Gesso Laminado (SCPGL)

Sistemas construtivos que fazem uso de Placas de Gesso Laminado (PGL) e diferentes tipos de acessórios metálicos e produtos poliméricos para orientação, separação e fixação, sendo dirigidos à execução de paredes divisórias e tetos de edifícios, bem como ao seu revestimento e isolamento.


Placas de Gesso Laminado (PGL)

Elementos construtivos planos destinados, em geral, à execução, isolamento e revestimento de paredes interiores e tetos. As Placas de Gesso Laminado (PGL) são fabricadas através do confinamento de gesso entre finas películas de celulose. Permitem a execução rápida e precisa, com um bom acabamento final de superfície.


Gesso acartonado

O mesmo que gesso cartonado.


Pladur

A palavra “pladur” é utilizada popularmente para designar placas de gesso laminado (PGL). Marca registada do Grupo Uralita respeitante a uma gama específica de soluções e materiais de construção.


Gesso cartonado

O mesmo que gesso laminado.


Gesso laminado

Material de construção, frequentemente usado na execução de paredes divisórias interiores e tetos falsos, formado por gesso confinado entre camadas de celulose.


Emestramento

Ação de regularização do reboco. Colocação de elementos de guia para orientação da espessura máxima do reboco a aplicar em paredes e pisos.


Diagrama de momento fletor

Diagrama que ilustra a variação dos valores de momento fletor ao longo de uma estrutura.


Diagrama de esforço axial

Diagrama que ilustra a variação dos valores de esforço axial ao longo de uma estrutura.


Esforço normal

O mesmo que esforço axial.


Esforço axial negativo

O esforço axial é negativo, denominando-se esforço axial de compressão, se tiver um sentido que determine a compressão dos extremos da barra (“empurre” as extremidades).


Esforço axial positivo

O esforço axial é positivo, denominando-se esforço axial de tração, se tiver um sentido que determine a tração dos extremos da barra (“puxe” as extremidades).


Esforço axial de compressão

Esforço axial com sentido que determina a compressão dos extremos de uma barra (“empurra” as extremidades). Esforço axial negativo.


Esforço axial de tracção

Ver esforço axial de tração.


Esforço axial de tração

Esforço axial com sentido que determina a tração dos extremos de uma barra (“puxa” as extremidades). Esforço axial positivo.


Esforço axial

Resultante das forças que atuam na direção do eixo perpendicular ao plano da secção de uma barra (eixo longitudinal). O esforço axial é positivo, denominando-se esforço axial de tração, se tiver um sentido que determine a tração dos extremos da barra (“puxe” as extremidades). O esforço axial é negativo, denominando-se esforço axial de compressão, se tiver um sentido que determine a compressão dos extremos da barra (“empurre” as extremidades).


Diagrama de esforço transverso

Diagrama que ilustra a variação dos valores de esforço transverso ao longo de uma estrutura.