Mecânica Computacional para Ferrovias de Alta Velocidade em Palestra de Makoto Tanabe na FEUP

Mecânica Computacional para Ferrovias de Alta Velocidade em Palestra de Makoto Tanabe na FEUP

O Centro de Saber da Ferrovia (CSF) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e a Unidade de Investigação CONSTRUCT – Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Estruturas e Construção (no âmbito da Linha Estratégica de Investigação sobre Infraestruturas Ferroviárias) organizam, no próximo dia 13 de Março pelas 11h30, na Sala de Atos da FEUP, uma palestra proferida pelo Prof. Makoto Tanabe, do Instituto de Tecnologia de Kanagawa, intitulada Mecânica Computacional para Ferrovias de Alta Velocidade.

A sessão focar-se-á nos aspetos estruturais do desenvolvimento de ferrovias de alta velocidade, em particular na interação dinâmica entre as composições e a estrutura ferroviária. Neste âmbito serão abordados modelos mecânicos e métodos computacionais simples, eficientes e adequados à próxima geração de comboios de alta velocidade (Maglev). Haverá também lugar à apresentação de programas computacionais destinados à simulação da influência das cargas dinâmicas na infraestrutura ferroviária.

O Prof. Makoto Tanabe doutorou-se em engenharia na Universidade de Tóquio em 1981 e é docente do Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto de Tecnologia de Kanagawa desde 1991.

Informações:
Departamento de Engenharia Civil
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Rua Dr. Roberto Frias, s/n
4200-465 Porto
Web: www.fe.up.pt/dec
E-mail: dec@fe.up.pt
Tel. +351 22 508 1901
Fax +351 22 508 1446

Fonte: Prof. Rui Calçada – Universidade do Porto – Faculdade de Engenharia | Imagem (adaptada – ilustrativa): via Priestmangoode




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório