9.ª Conferência Europeia sobre Implementação da Directiva Quadro da Água

Realiza-se de 27 a 30 de Setembro no Porto, a 9ª Conferência sobre Implementação da Directiva Quadro da Água, da International Network of Basin Organizations (INBO). Este evento ocorrerá em simultâneo com a Assembleia Geral da Mediterranean Network of Basin Organizations (MENBO) e terá como tema a implementação da Directiva 2000/60/EC do Parlamento Europeu. A conferência constitui uma oportunidade para discutir soluções para a gestão de bacias hidrográficas, aquíferos e águas costeiras

A conferência está organizada em torno dos seguintes tópicos:
– Água e energia: dilemas custos e benefícios;
– Gestão da água em bacias transfronteiriças: cooperação estratégica entre autoridades.
– Adaptação a mudanças climáticas e prevenção de fenómenos extremos;
– Desenvolvimento de nova competências em hidro-morfologia fluvial, reabilitação e protecção de ecosistemas aquáticos;
– Cooperação com países vizinhos da União Europeia na implementação da Directiva Quadro da Água.

Sobre a International Network of Basin Organizations – INBO
A INBO foi criada em 1994, com o objectivo de promover a gestão integrada de recursos hídricos, baías hidrográficas e aquíferos, como passo essencial para o desenvolvimento sustentável. Para alcançar este objectivo a INBO promove o desenvolvimento de relações duradouras entre organizações que gerem recursos hídricos. Entre os objectivos da INBO estão também, a troca de informação e a implementação de ferramentas de gestão da água, bem como o desenvolvimento de informação e programas de formação, alerta da população e promoção da gestão integrada da água em programas nacionais e internacionais. Fazem parte da INBO, 188 organizações e observadores de 68 países.

Sobre a Mediterranean Network of Basin Organisations – MEMBO
A MEMBO estabeleceu-se como rede regional em 2002, contando com os seguintes países: Albânia, Bósnia Herzegovina, Chipre, França, Grécia, Israel, Itália, Jordânia, Líbano, Líbia, Macedónia, Marrocos,  Palestina, Portugal, Roménia, Espanha e Turquia.

Informações
ARH Norte
Rua Formosa, 254 – 4049-030 Porto, Portugal
Tel: 223400000 | Fax: 223400010
e-mail: inbo2011.porto@arhnorte.pt




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório