Cursos SIG para Hidráulica na Universidade de Coimbra

9 Junho, 2012.

Cursos SIG para Hidráulica

O Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra promove, de 17 a 20 de Julho, um conjunto de cursos de Sistemas de Informação Geográfica – SIG aplicados à hidráulica. Nestes cursos serão abordados os SIG e topologia no ArcGIS 10, introdução às ferramentas hidráulicas e programas HEC-HMS e HEC-RAS.

Enquadramento

Os sistemas de informação geográfica (SIG) assumem cada vez maior importância como metodologia de trabalho, não só pela sua facilidade de utilização como pela versatilidade e transversalidade de aplicação. Esta utilização abrange o mundo académico (investigação), empresarial e institucional em áreas tão diversas como a saúde humana, o ordenamento do território, as ciências sociais e humanas, a arqueologia ou os recursos hídricos.
O curso proposto inclui parte teórica e prática com aplicação à hidráulica e será complementado por elementos a fornecer no início da formação.

Conteúdo Programático

Conhecimento geral em sistemas de informação geográfica
Manipulação de informação geográfica com ArcGIS
Importação de dados
Digitalização e edição
Análise espacial vectorial
Introdução à modelação em 3D
Modelos Digitais de Terreno
Introdução à Análise Espacial raster
Conversão de dados em formato SIG
Casos de estudo aplicados à Hidráulica.

Módulos

Módulo I (17-07-2012)
Será apresentado o funcionamento geral em sistemas de informação e dada a formação necessária para adquirir capacidade de manipular informação geográfica com ArcGIS (sobretudo ArcCatalog e ArcMap)

Módulo II (18-07-2012)
Sobre as bases de dados geográficos dão-se a conhecer os critérios de desenvolvimento das componentes de: massas de águas superficiais e subterrâneas, análise de riscos, pressões antropogénicas, zonas protegidas, programas de medidas, programas de monitorização, objectivos ambientais e cenários prospectivos. Implementar-se-á um modelo de dados sobre uma base de dados geográfica single-user no formato ESRI File geodatabase.
Serão executados exercícios práticos referentes à preparação da informação de base, de procedimentos de carregamento na base de dados e de análise espacial proporcionada pelo modelo de dados geográficos. Para estes exercícios ter-se-ão em conta os métodos de preparação de informação ao nível dos sistemas de referência geográfica, metadados, validação topológica e simbologia utilizada na produção cartográfica para planeamento e gestão de recursos hídricos.
No âmbito da utilização das funcionalidades para a geração do sistema de drenagem superficial serão executados exercícios em ambiente SIG de preparação do modelo digital de terreno e processamento automático de rede hidrográfica e bacias hidrográficas.

Módulo III (19 e 20-07-2012)
São executados cálculos relativos às características físicas das bacias hidrográficas geradas. Serão executados procedimentos de pré-processamento e pós-processamento com vista à utilização do modelo hidrológico HEC-HMS e do modelo hidráulico HEC-RAS. Nestes procedimentos utilizar-se-ão as extensões HEC-GeoHMS e HEC-GeoRAS, respectivamente.
Está subjacente a utilização de tecnologia ESRI, nomeadamente do ArcGIS Desktop 10 (versão ArcInfo) e extensões ArcHydro, ArcHydro Groundwater, HEC-GeoHMS e HEC-GeoRAS.

Informações

ACIV – Associação para o Desenvolvimento da Eng.ª Civil
Departamento de Engenharia Civil da FCTUC
Rua Luís Reis Santos
Pólo II da Universidade
3030-788 COIMBRA
Tel.: 239 797 113
Fax: 239 797 171
Home Page: http://www.dec.uc.pt/aciv
E-mail: aciv@dec.uc.pt

Imagem: ESRI
Fonte: ACIV




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório