Tecnologias de construção inteligente debatidas na Conferência IICTG 2017

8 Agosto, 2017.

Tecnologias de construção inteligente debatidas na Conferência IICTG 2017

O Grupo Internacional de Tecnologias Inteligentes de Construção (IICTG) organiza, entre os dias 26 e 28 de setembro, em Minneapolis, no Estado do Minnesota, EUA, a conferência internacional “Passado e Futuro das Tecnologias Inteligentes de Construção“.

Dirigida a Engenheiros Civis e outros profissionais que desenvolvem a sua atividade no projeto, construção e inspeção de estradas, edifícios, pontes e outras estruturas, a Conferência conta com o apoio de diversas universidades e institutos de investigação de vários países, incluindo Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da Universidade do Minho.

Durante o evento será dado especial destaque aos sistemas de monitorização, em tempo real e controlo de processos em obras de construção de pavimentos de autoestradas, aeroportos, ferrovias, portos e cidades. Serão abordados os principais objetivos das tecnologias de construção inteligente, incluindo a melhoria do controlo de qualidade ou a redução dos custos do ciclo de vida dos projetos de Engenharia Civil.

Estará igualmente em foco o uso de tecnologias como o GNSS para navegação e posicionamento por satélite, sistemas automáticos de ensaios e monitorização tais como os sistemas de compactação inteligentes, a modelação 3D, os sistemas controlo remoto de equipamento pesado de construção, a computação em nuvem, gestão integrada e Engenharia Civil e Building Information Modeling (BIM), entre outros.

Nesse âmbito, os principais tópicos da IICTG 2017 serão a integração de Tecnologias Inteligentes de Construção (ICT), investigação e implementação de sistemas e equipamento de compactação inteligente, sistemas de caracterização térmica em equipamento de pavimentação rodoviária e aeroportuária, análise e gestão de dados em tecnologias inteligentes de construção e computação em nuvem, normas e especificações.

 

Fonte: EngenhariaCivil.com; IICTG 2017 | Imagens (adaptadas): EngenhariaCivil.com; via IICTG 2017




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório