IST ultrapassa FEUP na 2ª fase de colocações em Engenharia Civil

24 Setembro, 2015.

IST ultrapassa FEUP na 2ª fase de colocações em Engenharia Civil

Os resultados da Segunda Fase de Candidatura ao Ensino Superior 2015 foram ontem divulgados pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) confirmando a ligeira inversão da tendência decrescente do número de candidatos aos cursos de Engenharia Civil verificada nos últimos anos. Os Cursos de Engenharia Civil da Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e Instituto Superior Técnico (IST) tiveram todas as vagas preenchidas, talvez fruto das recentes notícias da, igualmente ligeira, recuperação do setor da construção em Portugal.

Com 22 vagas disponíveis, o IST teve todos os lugares ocupados, ultrapassando, no conjunto da 1ª e 2ª fases, a FEUP (que disponibilizou apenas 1 vaga nesta fase) em número de alunos colocados no Curso de Engenharia Civil.

Apesar disso, a FEUP destacou-se mais uma vez pela positiva, tendo a nota do último colocado sido de 158.5, um valor significativamente superior ao do IST, que ficou em segundo lugar com uma nota de 134.

Mais uma vez os números mais negros couberam à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), com resultados arrasadores para o Departamento de Engenharia Civil daquela instituição. De um total de 96 vagas apresentadas a concurso (o maior número a nível nacional), apenas 15 alunos foram colocados, sendo a nota do último candidato a segunda mais baixa do Ensino Universitário (cabendo a mais baixa – 104.2 – à Universidade do Minho).

No que diz respeito ao Ensino Politécnico também o Porto se destacou. O Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) teve 46 das 66 vagas disponibilizadas, ocupadas. Sem dúvida o número mais impressionante da 2ª Fase do Concurso Nacional de Acesso, especialmente tendo em conta que apenas uma outra instituição do Ensino Politécnico teve colocações nesta fase (o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa – ISEL com 8 colocados), ficando as restantes “a zeros”.

Fonte: Direção-Geral do Ensino Superior – cortesia F. Pacheco Torgal | Imagem (adaptada): EngenhariaCivil.com a partir do original de F.Pacheco Torgal




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a IST ultrapassa FEUP na 2ª fase de colocações em Engenharia Civil

  1. Administrador

    Corrigidos alguns valores relativos às vagas colocadas a concurso.

Comentar

* Obrigatório