Lajes de Betão de Edifícios Correntes com Pós-Tensão – Conceção e Dimensionamento Segundo o EC2

13 Janeiro, 2014.

Lajes de Betão de Edifícios Correntes com Pós-Tensão

“Lajes de Betão de Edifícios Correntes com Pós-Tensão – Conceção e dimensionamento segundo o EC2” é a mais recente obra de Luís Filipe Almeida Bernardo e Sérgio Manuel Rodrigues Lopes, editada pela Associação para o Desenvolvimento da Engenharia Civil (ACIV). Dirigida a engenheiros civis projetistas de estruturas, docentes do ensino superior responsáveis por unidades curriculares mais avançadas no domínio do betão estrutural e alunos de engenharia civil que já obtiveram competências nas matérias bases de unidades curriculares relacionadas com betão estrutural, aborda o tratamento de lajes pós-tensionadas, em particular lajes finas com pré-esforço não aderente.

O livro, que expõe de uma forma simples e sequencial os principais passos a seguir no tratamento de lajes pós-tensionadas reflete, segundo os autores, “uma metodologia pessoal de trabalho baseada na experiência adquirida ao longo de vários anos de atividade de docência e de projeto na área do betão estrutural”.
São abordados os estudos a realizar em fase preliminar para a escolha de uma solução base e na verificação da mesma no âmbito da segurança estrutural.

A obra contém capítulos sobre: os aspetos gerais das lajes pós-tensionadas, conceção e pré-dimensionamento do pré-esforço, cálculo do pré-esforço útil tendo em conta as perdas de pré-esforço, verificação da segurança aos estados limites e verificação da segurança nas zonas das ancoragens e das forças de desvio.
Ao longo do texto são apresentados exemplos de cálculo, tendo por base casos de estudo que permitem ao leitor a perceção da aplicação prática dos diversos temas e conceitos abordados.

O livro pode ser adquirido por e-mail, através do endereço: aciv@dec.uc.pt. O preço é de €18,00 mais portes de correio.

Imagem e Fonte: Livro “Lajes de Betão de Edifícios Correntes com Pós-Tensão – Conceção e Dimensionamento Segundo o EC2” – Cortesia do Professor Doutor Sérgio Manuel Rodrigues Lopes




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Lajes de Betão de Edifícios Correntes com Pós-Tensão – Conceção e Dimensionamento Segundo o EC2

  1. Pré-esforço em Estruturas de Betão em Curso Avançado da FUNDEC | EngenhariaCivil.com

    […] Os professores do Instituto Superior Técnico (IST), Eduardo Júlio e João Almeida são os coordenadores do Curso Avançado Sobre Betão Pré-Esforçado, que se realiza nos dias 5 e 6 de Maio no Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos, do IST, em Lisboa. O curso incidirá sobre os diferentes aspetos da conceção e dimensionamento de diferentes estruturas de betão com pré-esforço. […]

Comentar

* Obrigatório