Pré-esforço em Estruturas de Betão em Curso Avançado da FUNDEC

28 Janeiro, 2014.

Pré-esforço em Estruturas de Betão

Os professores do Instituto Superior Técnico (IST), Eduardo Júlio e João Almeida são os coordenadores do Curso Avançado Sobre Betão Pré-Esforçado, que se realiza nos dias 5 e 6 de Maio no Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos, do IST, em Lisboa. O curso incidirá sobre os diferentes aspetos da conceção e dimensionamento de diferentes estruturas de betão com pré-esforço.

Os temas a abordar incluem os aços e sistemas de pré-esforço, FRP pré-esforçados, projeto de aplicação de pré-esforço, pré-esforço orgânico, pré-esforço em edifícios, pré-esforço em pontes, soluções pré-tensionadas, reparação e reforço com pré-esforço exterior, entre outros.

O curso incluirá a análise de casos de estudo, nomeadamente a Estação de Campanhã no Porto, a Ponte Macau-Taipa, a Ponte da Figueira da Foz e um edifício da Av. Elísio de Moura em Coimbra.

Além de intervenções por parte dos coordenadores, esta ação de formação contará com a participação de oradores de destaque, em particular o Eng. Manuel Pipa (LNEC), Eng. Carlos Moniz (VSL), Eng. Filipe Dourado (S&P Clever Reinforcement), Prof. Paulo Fernandes (IPLeiria), Eng. António Batista (LNEC, UNL), Prof. Pedro Pacheco (FEUP/BERD), Prof. José Camara (IST), Eng. Eduardo Monteiro (Profico), Eng. Armando Rito, Eng. Filipe Saraiva (Pavicentro), Eng. J. L. Câncio Martins e Prof. António Costa (IST).

Informações
Fernanda Correia / Vanessa Silva
Tel.: 21 841 80 42
Fax: 21 841 81 93
e-mail: fundec@civil.ist.utl.pt

Fonte: FUNDEC
Imagem: via FCP Fritsch, Chiari & Partner




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório