Eduardo Arantes e Oliveira em Sessão Sobre o Passado e Futuro da Engenharia Civil

A Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova de Lisboa (UNL) promove, no próximo dia 19 de Março, a palestra “O paradoxo da engenharia: é refletindo sobre os fracassos que se conseguem os êxitos”. Apresentada pelo Professor Eduardo Romano de Arantes e Oliveira, Presidente do Conselho Geral da UNL, a sessão é parte integrante do ciclo de palestras “Lições de Engenharia Civil na NOVA”.

O Professor Eduardo Romano de Arantes e Oliveira nasceu em Lisboa em 1933, tendo-se formado em Engenharia Civil pelo IST e iniciado a sua carreira profissional na indústria da Construção Metálica. Foi admitido no LNEC em 1960, tendo tido a oportunidade de seguir desde o início a revolução provocada pelas aplicações dos computadores digitais na análise de estruturas. A sua tese de especialista do LNEC, apresentada em 1965, foi percussora dos métodos de elementos de fronteira. Foi-lhe outorgado em 1966 o grau de MSc pelo MIT.
Apresentou em 1969, no concurso para catedrático do IST, uma segunda tese sobre a reformulação da Mecânica das Estruturas. Tem refletido também sobre a aplicação à Engenharia da Filosofia da Ciência. Foi Reitor da Universidade Técnica de Lisboa, Diretor do LNEC, Presidente da Academia de Marinha e Presidente da Academia de Ciências de Lisboa. É membro de outras Academias e Sociedades científicas portuguesas e estrangeiras e doutor honoris-causa por várias universidades. Atualmente é Presidente do Conselho Geral da Nova.

Tanto esta palestra como as restantes do ciclo “Lições de Engenharia Civil na NOVA” são gratuitas e não carecem de inscrição prévia.

Informações
Departamento de Engenharia Civil
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Universidade Nova de Lisboa
Quinta da Torre,
2829-516 Caparica
PORTUGAL
Tel: +351-21-2948580
Fax: +351-21-2948398
Email: sec-dec@fct.unl.pt

 




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório