Construção com Cross Laminated Timber (CLT) abordada em workshop na FEUP

A Associação Portuguesa de Construção em Madeira e Derivados (ApCMD), a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e a Universidade do Minho organizam, no dia 28 de novembro de 2016, no Anfiteatro B032 da FEUP, na rua Dr. Roberto Frias, Porto, o workshop “Construir com CLT“. O evento pretende divulgar e promover o material derivado de madeira Cross Laminated Timber (CLT) e métodos construtivos associados.

Durante o workshop será descrita a constituição da Cross Laminated Timber, o seu processo de fabrico, as dimensões disponíveis, as bases para o seu cálculo e dimensionamento e as suas prestações mecânicas.

Serão abordadas as ligações em elementos estruturais de CLT, o comportamento térmico de construções em CLT, definição de pormenores construtivos e prescrições necessárias de forma a garantir a sua durabilidade.

Serão igualmente realizados ensaios mecânicos de elementos de CLT no Laboratório de Engenharia Sísmica e Estrutural da FEUP, que contarão com a participação dos intervenientes do workshop.

A porção final da sessão contará com apresentações de empresas portuguesas a atuar no sector da construção com madeira, sobre a a sua experiência na construção com CLT, demonstrando o know-how já existente em território nacional.

A inscrição neste workshop, que se reveste de grande importância para Engenheiros Civis e para outros intervenientes do setor da construção de estruturas de madeira, tem um custo de 15 EUR para participantes gerais e de 5 EUR para estudantes.

Informações
Universidade do Minho
Departamento de Engenharia Civil
Azurém, P-4800-058 Guimarães
Tel: 253 510218 Fax: 253 510217
Email: sec.estruturas@civil.uminho.pt

 




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório