Ventilação de edifícios saudáveis é o tema central da 38ª Conferência AIVC

O Centro de Infiltração de Ar e Ventilação promove, nos dias 13 e 14 de setembro, em Nottingham, Reino Unido, a 38ª edição da Conferência AIVC, que se realizará em simultâneo com a 6ª Conferência TightVent e com a 4ª Conferência Venticool.

Sob o mote “Ventilando Edifícios Saudáveis com Baixo Consumo Energético”, o evento centrar-se-á na necessidade de redução das necessidades energéticas dos edifícios e nas alterações normativas, nesse sentido, que se estão a fazer sentir em muitos países.

Estarão em destaque o aumento das preocupações relativas aos efeitos adversos na saúde e do conforto dos ocupantes dos edifícios de baixo consumo energético. Estas preocupações estão a ser atendidas a nível internacional, através de novas iniciativas políticas de conservação de energia em edifícios, redução dos consumos e manutenção de um ambiente interior saudável.

Nesse âmbito, a minimização dos riscos e preservação do conforto térmico requerem um processo de dimensionamento cuidado e implementação de estratégias e sistemas eficientes de ventilação.
É necessário, portanto ter em atenção uma multiplicidade de fatores, tal como a limitação da exposição dos ocupantes de edifícios às fontes de poluição interiores e exteriores, determinação de métricas capazes de avaliar a qualidade do ar interior, a identificação dos fatores que conduzem ao aumento excessivo das temperaturas e ao projeto da envolvente dos edifícios de tal forma que uma estanquidade apropriada seja assegurada.

A 38ª Conferência AIVC será dedicada ao conforto térmico, arrefecimento ventilativo, infiltração de ar através de fissuras e pontos críticos na envolvente dos edifícios e a relação entre a ventilação, qualidade do ar interior e saúde humana.

O evento consistirá assim em três grupos paralelos de palestras, sendo o primeiro dedicado ao arrefecimento ventilativo, o segundo aos principais problemas da estanquidade e o terceiro à relação entre a ventilação, qualidade do ar interior e saúde humana.

Os temas principais da Conferência serão o potencial para estratégias de arrefecimento ventilativo, o arrefecimento ventilativo na regulamentação de desempenho energético, estratégias de dimensionamento e de controlo do arrefecimento ventilativo, conforto térmico, combinação de ventilação e sistemas de arrefecimento e tecnologias e componentes de arrefecimento ventilativo.

Serão também tratados tópicos como a durabilidade dos edifícios, a estanquidade, o uso da termografia em edifícios, riscos relacionados com a estanquidade, controlo da humidade, renovação de ar em edifícios, qualidade do sono dos ocupantes, recuperação de calor, ventilação inteligente e BIM (Building Information Modelling).

 

Informações
38th AIVC Conference
Georgia Kateriniou
15, Mesogeion Ave. 11526, Athens – Greece
Tel: +30 210 7499300/318
Fax: +30 210 7705752
Email: secretariat@aivc2017conference.org

 




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório