Bitola europeia no transporte ferroviário de mercadorias em foco no IST

Bitola europeia no transporte ferroviário de mercadorias em foco no IST

Por ocasião do 4º seminário do Ciclo de Seminários de Engenharia Civil e Ambiente, 2015/2016, o Mestrado Integrado em Engenharia Civil (MEC) do Instituto Superior Técnico (IST), através da Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitetura (FUNDEC) organiza esta quarta-feira, dia 21 de Outubro, no Anfiteatro Abreu Faro (Complexo Interdisciplinar) do IST, em Lisboa, o seminário “O transporte ferroviário de mercadorias e a competitividade da economia Portuguesa. O imperativo da bitola europeia“.

Coordenada pelo Professor Mário Lopes, presidente da Associação para o Desenvolvimento de Sistemas Integrados de Transportes (ADFERSIT), a sessão dará a conhecer a alunos e profissionais do setor da Construção Civil e Obras Públicas a problemática da integração da rede ferroviária de transporte de mercadorias nacional na restante rede europeia, com ênfase na transição desejada para a bitola europeia.

Nesse âmbito serão apresentados os planos e projetos rodoviários que incrementarão a competitividade da economia portuguesa no médio e longo prazo, considerando a sua inserção internacional, os constrangimentos ambientais e energéticos e a intermodalidade (ligação entre meios de transporte).

Serão igualmente abordadas as principais características em termos de traçado e velocidade que a transição para a bitola europeia implica, bem como a opção pela renovação de linhas existentes ao invés da construção de linhas novas.

A sessão é gratuita, devendo a inscrição ser realizada através do seguinte link.

Informações
Fernanda Correia / Vanessa Silva
IST – DECivil – Gabinete 1.42 (1º piso)
E-mail: fundec@tecnico.ulisboa.pt
Tel: (+351) 218 418 042
Fax: (+351) 218 418 193

Fonte: IST/FUNDEC | Imagem (adaptada): via Comissão Europeia




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Bitola europeia no transporte ferroviário de mercadorias em foco no IST

  1. Administrador

    Acrescentado dia em que se realiza o curso que, por lapso, não tinha sido incluído.

Comentar

* Obrigatório