Estudantes de Engenharia Civil do Brasil participam em Concurso de Pontes de Palito de Picolé na UNIVALI

2 Novembro, 2015.

Concurso de Pontes de Palito de Picolé 2015 na UNIVALI

O Centro Acadêmico Emílio Henrique Baumgart organiza, no próximo sábado, dia 7 de novembro, na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), em Santa Catarina, o Concurso de Pontes de Palito de Picolé 2015. Esta é já a terceira edição do evento, que junta alunos de Engenharia Civil de diferentes Universidades do Brasil, no projeto, construção e teste de modelos estruturais de pontes, utilizando apenas paus de gelado como material de construção.

O Concurso permitirá aos alunos das várias Faculdades de Engenharia Civil do Brasil aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos nos domínios da Estática, Mecânica Aplicada, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural. Fomentará igualmente o desenvolvimento da destreza em projeto, racionalização e otimização na escolha materiais e sobretudo as capacidades de cooperação e trabalho em equipa na resolução de problemas de Engenharia Civil.

O concurso está aberto a grupos de 4 a 6 estudantes de Cursos de Engenharia Civil, sendo os modelos executados unicamente com recurso a paus de gelado, que simularão os elementos estruturais e cola para ligação dos mesmos.

O modelo de ponte deverá ser capaz de vencer um vão livre de 100 centímetros), possuindo um comprimento total de 120 centímetros. A largura mínima e altura máxima do modelo de ponte deverão ser, respetivamente, de 5 centímetros (20 cm de largura máxima) e 30 centímetros.
O peso-próprio do modelo não poderá ser superior a 800g.

Informações
3° Concurso de Pontes de Palito de Picolé
Responsável: Keila Christina Kleinjohann
Telefone: (48)9151 – 2557
E-mail: keilak@univali.br

Fonte: UNIVALI via Luís Eduardo Figueiredo de Carvalho | Imagem (adaptada) e Vídeo: 3° Concurso de Pontes de Palito de Picolé / UNIVALI




Outros artigos interessantes:




2 Comentários a Estudantes de Engenharia Civil do Brasil participam em Concurso de Pontes de Palito de Picolé na UNIVALI

  1. Luis Eduardo Figueiredo de Carvalho

    Bom dia,

    So uma correção, o dia do concurso e no sábado, dia 7/11 e nao segunda-feira.

    Obrigado!!

  2. Administrador

    Agradecemos o alerta. Dia da semana corrigido.

Comentar

* Obrigatório