Departamento de Engenharia Civil do IST recebe curso de dimensionamento ao fogo de estruturas

19 Maio, 2016.

Departamento de Engenharia Civil do IST recebe curso de dimensionamento das estruturas

Nos dias 20 de Maio e 3 e 7 de Junho realiza-se no Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico (IST) o curso “Dimensionamento ao Incêndio de Estruturas segundo os Eurocódigos“.

Esta ação de formação, coordenada pelo Prof. Luís Calado do IST e lecionado pelo Prof. João Paulo C. Rodrigues do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra dará aos formandos uma visão geral do processo de dimensionamento ao incêndio de diferentes tipos de estruturas.

Durante o curso serão apresentados os princípios gerais da segurança ao incêndio e tópicos como os incêndios reais e incêndios padrão, resistência ao fogo, propriedades mecânicas e térmicas dos materiais, proteção das estruturas para a situação de incêndio, ações em situação de incêndio, ações térmicas e ações mecânicas pelo Eurocódigo 1, dimensionamento ao incêndio de estruturas de aço pelo Eurocódigo 3 e dimensionamento ao incêndio de estruturas de betão pelo Eurocódigo 2.

Serão igualmente abordados o dimensionamento ao incêndio de estruturas mistas de aço e betão através do Eurocódigo 4, dimensionamento ao incêndio de estruturas de madeira pelo Eurocódigo 5, dimensionamento ao incêndio de estruturas de alvenaria utilizando o Eurocódigo 5 e dimensionamento ao incêndio de alumínio e suas ligas recorrendo ao Eurocódigo 9.

Na parte final do curso será ainda focada a avaliação e reparação de estruturas após incêndio, com a projeção de vídeos de incêndios e suas consequências nas estruturas.

A frequência desta ação de formação tem um custo de 500 EUR + IVA 23% (615 EUR), podendo a inscrição ser realizada através dos contactos seguintes.

Informações
Fernanda Correia / Vanessa Silva
Tel.: 21 841 80 42
Fax: 21 841 81 93
e-mail: fundec@tecnico.ulisboa.pt

Fonte: FUNDEC/IST  | Imagem (adaptada/ilustrativa): via University of Ulster




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório