Estruturas de FRP abordadas em curso no Departamento de Engenharia Civil do IST

7 Fevereiro, 2017.

Estruturas de FRP abordadas em curso no Departamento de Engenharia Civil do IST

Nos próximos dias 20 e 21 de fevereiro de 2017 realiza-se no Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa, o curso Construção e Reabilitação de Estruturas em Compósitos FRP (Polímeros Reforçados com Fibras).

O curso é dirigido a Engenheiros Civis que desenvolvam a sua atividade nas áreas de projeto, construção e reabilitação de estruturas de Engenharia Civil, focando-se no uso de materiais compósitos de FRP.

Esta ação de formação é coordenada pelo Prof. Fernando Branco e pelo Prof. João Ramôa Correia, do Departamento de Engenharia Civil do IST, tendo como objetivo principal dar a conhecer as mais recentes tecnologias de FRP para diferentes aplicações estruturais.

Em particular serão apresentadas processos, tecnologias e aplicações para perfis pultrudidos, painéis sanduíche, varões para reforço (interior) de betão e sistemas FRP para reforço exterior.

Nesse âmbito o curso cobrirá um vasto conjunto de temas, incluindo os materiais constituintes, filosofia no desenvolvimento de materiais FRP, métodos de fabrico, campo de aplicação, principais produtos FRP utilizados em aplicações estruturais e aspetos críticos para o desenvolvimento dos compósitos FRP.

Em foco estarão também o Dimensionamento do reforço de vigas e lajes à flexão, Dimensionamento do reforço de vigas ao corte, Dimensionamento do reforço de pilares por encamisamento, tecnologia das ligações e os métodos analíticos, teóricos e experimentais, estes últimos abordados durante uma sessão de laboratório.

Serão igualmente discutidas as as bases do projeto e dimensionamento, normas e restante regulamentação, processos de cálculo e detalhamento estrutural, com explicação das principais características dos pormenores construtivos.

Durante o curso haverá lugar à realização de exercícios exemplo e apresentação de casos práticos de aplicação de Polímeros Reforçados com Fibras em diferentes tipos de estruturas de Engenharia Civil.

O custo de participação nesta ação de formação, organizada pela Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitetura (FUNDEC), é de 480 EUR IVA 23% (590,40 EUR), podendo a inscrição ser realizada através dos contactos a seguir indicados.

Informações
Fernanda Correia / Vanessa Silva
Tel.: 21 841 80 42
Fax: 21 841 81 93
e-mail: fundec@tecnico.ulisboa.pt

Fonte: FUNDEC | Imagem (adaptada/ilustrativa): via Mostostal Warszawa




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório