Exploração e projeto de túneis abordados no 4º Seminário Internacional CPT

26 Janeiro, 2016.

Exploração e Projeto de Túneis abordados no 4º Seminário Internacional CPT

A Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG), a Comissão Portuguesa de Túneis (CPT) e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) organizam, nos próximos dias 4 e 5 de fevereiro, no Centro de Congressos do LNEC, em Lisboa, o 4º Seminário Internacional CPT. O evento, que se realiza sob o mote “Túneis: Da Exploração ao Projeto“, conta com o apoio da Associação Internacional de Tunelamento e Espaço Subterrâneo (ITA-AITES).

Os principais temas do 4º Seminário Internacional CPT serão as tendências futuras no uso do espaço subterrâneo, gestão de emergências em túneis, controlo de segurança em túneis rodoviários, plataformas ferroviárias em túneis, desempenho do betão em instalações hidroelétricas, ventilação e controlo de fumos em túneis, planeamento e gestão de atividades em túneis, reabilitação de túneis, durabilidade e gestão dos custos do ciclo de vida.

Estarão igualmente em destaque o uso de betão projetado em obras de reabilitação de túneis, técnicas de diagnóstico para túneis históricos, soluções de polietileno na reabilitação de túneis, performance de geosintéticos em obras subterrâneas, projeto sísmico de túneis, sistemas de metropolitano, métodos construtivos e projeto de interseções em estruturas subterrâneas.

O Seminário incluirá ainda a apresentação de diversos casos de estudo, relativos a Portugal e estrangeiro, de obras subterrâneas.

Fonte: CPT | Imagem (adaptada): via CPT




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório