Fadiga e fratura de materiais de Engenharia Civil debatidas na conferência internacional NT2F18

2 Julho, 2018.

Fadiga e fratura de materiais de Engenharia Civil debatidas na conferência internacional NT2F18

O Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico (IST) organiza, entre 7 e 20 de julho, em Lisboa, a 18ª edição da Conferência Internacional sobre Novas Tendências em Fadiga a Fratura – NT2F18.

O evento pretende ser um fórum de discussão científica, no qual são debatidos os principais desenvolvimentos na área de fadiga e fratura de materiais, contando com especialistas de diferentes países.
O programa científico será estruturado em sessões temáticas relativas aos diferentes campos de investigação e sessões plenárias coordenadas por investigadores de relevo.

A NT2F18 será também uma plataforma de colaboração entre investigadores, engenheiros civis e estudantes de engenharia civil, engenheiros de estruturas e outros profissionais ligados so setor da construção.

Os principais temas 18ª edição da Conferência Internacional sobre Novas Tendências em Fadiga a Fratura serão a modelação de estruturas, critérios é métodos em mecânica da fratura, ciclos de fadiga, simulação e ensaio de propagação de fissuras em diferentes escalas, métodos de elementos finitos e sua aplicação, modelos e mecânica dos danos e modelação computacional à escala microestrutural.

Serão também abordados temas como as técnicas de prognóstico de fadiga à escala macroscópica, modelação de materiais em diferentes escalas, cargas multiaxiais e mistas, previsão dos trajetos de fissuração, efeitos dos esforços residuais, fadiga e fratura de ligações soldadas, critérios de fadiga e colapso e modelação analítica.

O evento contará igualmente com tópicos como a mecânica probabilística de fratura, fiabilidade e prolongamento do tempo de vida dos componentes, corrosão, degradação e fissuração potenciada pelo ambiente, fadiga por corrosão, fratura e danos em materiais cimentícios, fadiga e fratura de polímeros, elastómeros, compósitos e biomateriais, técnicas avançadas de monitorização de fissuras, fiabilidade e integridade de estruturas de engenharia civil, aplicações a componentes e estruturas, fabrico aditivo e prototipagem virtual.

A participação na 18ª edição da Conferência Internacional sobre Novas Tendências em Fadiga a Fratura tem um custo de 500 EUR (300 EUR para estudantes), podendo a inscrição ser realizada através dos contactos a seguir indicados.

Informações
Instituto Superior Técnico
Avenida Rovisco Pais
1049-001 Lisboa
Portugal
E-mail: nt2f18@nt2f.tecnico.ulisboa.pt
Tel: (+351) 21 841 7342
Fax: (+351) 21 841 7915

Fonte: EngenhariaCivil.com; IST | Imagens (adaptadas): EngenhariaCivil.com; via IST




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório