Geo-Risk 2017 abordará a segurança e risco geotécnico em obras de Engenharia Civil

30 Maio, 2017.

Geo-Risk 2017 abordará a segurança e risco geotécnico em obras de Engenharia Civil

O Geo-Instituto (GI) da Sociedade Americana de Engenheiros Civis (ASCE) organiza, entre 4 e 7 de junho, na cidade de Denver, EUA, o 6º Simpósio Internacional sobre Segurança e Risco Geotécnico (Geo-Risk 2017). O evento reunirá Engenheiros Civis e académicos na apresentação e debate das mais recentes inovações no campo da avaliação do risco em engenharia geotécnica.

Os principais tópicos do simpósio Geo-Risk 2017 serão a prática da avaliação de risco, gestão de risco nas diversas áreas da engenharia geotécnica, deslizamentos de terras, colapsos de taludes, barragens, diques, sismos, riscos geoambientais, riscos decorrentes da atividade humana, desenvolvimento nas normas de fiabilidade e risco e avanços do dimensionamento geotécnico baseado em fiabilidade.

Serão igualmente abordados temas como o uso de fatores de resistência em dimensionamento geotécnico, risco aceitável, comunicação de risco, tomada de decisão financeira, impacto da variabilidade espacial, caracterização probabilística de estaleiros, modelação geotécnica, modelos de ensaio geotécnico, incerteza da propriedades geotécnicas e avanços na aplicação da teoria e prática da estatística e probabilidades em geoengenharia.

O evento terá como palestrantes de destaque os Professores Gregory B. Baecher da Universidade de Maryland e Gordon A. Fenton da Universidade de Dalhousie.
O Geo-Risk 2017 incluirá sessões especiais sobre a gestão do risco geotécnico, robustez do Eurocódigo 7, risco em barragens, importância da análise de risco no panorama atual dos sistemas de barragens, liquefação de solos, métodos probabilísticos e o desempenho de estruturas geotécnicas.

Durante o Simpósio haverá igualmente lugar à realização de cursos e workshops dedicados a temas como a análise Bayesiana e fiabilidade em engenharia geotécnica, avalização de risco em engenharia geotécnica, risco e fiabilidade de diques e barragens, e o dimensionamento baseado em fiabilidade de estruturas de engenharia civil.

Serão também organizadas duas visitas técnicas aos laboratórios e instalações de ensaios do US Bureau of Reclamation e ao Centro Nacional de Tecnologias do Vento do Laboratório Nacional de Energias Renováveis (NREL).

O evento incluirá a entrega dos prémios GEOSNet Distinguished Award, GEOSNet Award e GEOSNet Young Researcher Award, sendo também promovida uma competição de investigação destinada a estudantes.

Informações
ASCE
American Society of Civil Engineers
1801 Alexander Bell Drive
Reston, VA 20191-4382
703-295-6110

Fonte: EngenhariaCivil.com; ASCE/Geo-Risk 2017 | Imagens (adaptadas): EngenhariaCivil.com; via ASCE/Geo-Risk 2017




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório