Materiais de construção cerâmicos em destaque na GlazeArt 2018

5 Setembro, 2018.

Materiais de construção cerâmicos em destaque na GlazeArt 2018

O Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) organiza, nos próximos dias 29 e 30 de outubro, em Lisboa, a Conferência Internacional sobre Cerâmica Vidrada no Património Cultural – GlazeArt 2018.

A conferência juntará Engenheiros Civis, Arquitetos e outros intervenientes dos processos de conservação e reabilitação do património arquitetónico e cultural, bem com investigadores da área, no debate e apresentação dos mais recentes desenvolvimentos no setor dos materiais de construção cerâmicos, em particular da cerâmica vidrada.

Na GlazeArt 2018 estarão em destaque os azulejos e outros elementos arquitetónicos de cerâmica vidrada, nomeadamente, a sua história, tecnologia de fabrico e aplicação, características, degradação, conservação e aspetos artísticos.

Nesse âmbito, os principais temas da conferência serão a arte e a história da cerâmica vidrada, o contexto histórico e evolução do fabrico, tecnologias de produção, matérias primas, caracterização e ensaio de cerâmica vidrada.

Serão também abordados a degradação de elementos de vidrados cerâmicos integrados, técnicas de conservação, materiais e métodos de restauro, contexto sociocultural, museologia e novas tecnologias de fabrico.

Durante o evento haverá igualmente lugar à apresentação de casos de estudo relacionados com o uso e reabilitação de virado cerâmico, bem como lições aprendidas com operações de intervenção no património arquitetónico.

Informações
LNEC
Avenida do Brasil, 101
1700-066 Lisboa
Portugal
Tel.: +351 218443483
E-mail: azulejos_Sc@lnec.pt

Fonte: LNEC | Imagens (adaptadas): via LNEC




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório